Pesquisa mostra dificuldades no entendimento do extrato bancário

Levantamento foi realizado pela internet entre os dias 24 de abril e 8 de maio

qui, 31/05/2007 - 15h10 | Do Portal do Governo

Pesquisa da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, revela que a maior parte dos consumidores tem dificuldade para entender os lançamentos de extratos bancários (66,58%). O dado faz parte do levantamento realizado pela entidade, por intermédio do site, entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

O questionário, composto por dez questões de múltipla escolha, foi respondido por 377 internautas. Destes, 74,80% possuem cheque especial, 82,76% possuem cartão de crédito e 90,19% já compraram algum produto financiado. Não houve segmentação por sexo, faixa etária, escolaridade ou classe social.

Dentre os consumidores que responderam o questionário, 51,99% informaram que sempre planejam e controlam seu orçamento doméstico, 44,56% afirmaram que sempre reservam dinheiro para as despesas do início do ano e 48,01% disseram que sempre conferem as tarifas individuais ou pacotes cobrados pelo banco. No entanto, é significativa a participação dos que nunca reservam dinheiro para o início do ano (23,34%) e dos que nunca conferem as tarifas (20,95%).

Sobre o rotativo do cartão de crédito, a maioria (58,01%) respondeu que nunca o utiliza. Por outro lado, 25,64% admitem que às vezes o fazem e 16,35% que sempre. No caso do cheque especial, as respostas se dividiram. Embora a maior parcela (35,46%) tenha respondido que nunca usa o limite como complemento dos seus rendimentos, sua representatividade ficou muito próxima dos que utilizam às vezes (33,33%) e sempre (31,21%).

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania