Pesquisa: Fapesp abre chamada para pesquisadores em materiais avançados

Propostas devem enfatizar os materiais avançados que exijam um desafio científico ou tecnológico a ser vencido

qua, 28/06/2006 - 19h53 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) abriu seleção pública de propostas para projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em cooperação com outras instituições participantes da Colaboração Interamericana em Materiais (Ciam).

O Ciam é uma colaboração interamericana que tem por objetivo principal o apoio à pesquisa em cooperação na área de ciência e engenharia de materiais.

As propostas devem enfatizar os materiais avançados, definidos como aqueles para os quais exista um desafio científico ou tecnológico a ser vencido ou para os quais exista interesse estratégico no domínio de sua produção e para aplicações e aperfeiçoamento de técnicas para processamento ou manufatura.

Os participantes devem ser pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa públicas ou privadas do Estado de São Paulo, que sejam responsáveis por Auxílios a Pesquisa, Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou Centros de Pesquisa Inovação ou Difusão (Cepids) da FAPESP.

Cada projeto deverá ter a duração de até 36 meses e cada missão não poderá exceder 90 dias. As missões de estudantes não poderão durar menos que 30 dias. A data-limite para submissão de propostas é 2 de setembro.

A FAPESP apoiará com recursos equivalentes a até US$ 8 mil anuais, por até três anos, destinados necessariamente a despesas de mobilidade dos pesquisadores paulistas (passagens, diárias e seguro-viagem) para os países das instituições executoras estrangeiras. Despesas de deslocamento de pesquisadores estrangeiros deverão ser financiadas pelos organismos financiadores correspondentes.

Texto completo da chamada (pdf): www.fapesp.br/chamadas/ciam.pdf

Mais informações: www.fapesp.br/ciam

Da Agência Fapesp