Pesquisa constata que taxas de juros continuam em alta

Procon-SP orienta que antes de qualquer contratação, o cliente deve estar ciente do custo total da operação e da sua capacidade de pagamento

sex, 12/06/2015 - 20h31 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP no início do mês de junho mostra que as taxas de juros para cheque especial e empréstimo pessoal continuam em alta. Das sete instituições financeiras que fazem parte da amostra, três elevaram suas taxas no cheque especial. Já no empréstimo pessoal, um banco elevou e outro reduziu a taxa. A pesquisa completa pode ser conferida aqui.

No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 11,16% a.m. (ao mês), superior à do mês anterior que foi de 11% a.m., representando um acréscimo de 0,16 ponto percentual. A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal que alterou de 8,65% para 9,52% a.m., o que significa uma variação positiva de 10,06% em relação à taxa de maio. As outras altas foram encontradas no Bradesco, que registrou variação positiva de 1,60% em relação ao mês anterior e, o HSBC, 0,32%.

Para empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,15% a.m., superior à do mês anterior que foi de 6,10% a.m., representando um acréscimo de 0,05 ponto percentual. Nesta linha de crédito, a única alta verificada foi promovida pelo Santander, que elevou 7,49% para 7,99% a.m., o que significa uma variação positiva de 6,68% em relação a maio. A queda constatada foi encontrada na Caixa Econômica Federal, que registrou variação negativa de 2,95%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.

O Procon-SP orienta aos consumidores planejar o orçamento e não contratar empréstimos sem cautela. Antes de qualquer contratação, o cliente deve estar ciente do custo total da operação e da sua capacidade de pagamento. É importante conhecer as várias modalidades de crédito oferecidas no mercado financeiro para poder optar por aquela que oferece a melhor condição.

Do Portal do Governo do Estado