Pesquisa aponta pequena queda das taxas de juros em agosto

Juros do empréstimo pessoal estão em torno de 5,27% nos bancos pesquisados pela Fundação Procon-SP

sex, 10/08/2007 - 17h41 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, pesquisou em dez instituições financeiras as taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. Os bancos pesquisados, no último dia 2 de agosto, foram HSBC, Santander Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra, Nossa Caixa, Real e Unibanco.

As taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial continuam em queda. A tendência decrescente se mantém, mas apresenta variações menores em relação ao mês passado. Apenas três instituições reduziram a taxa do empréstimo pessoal de julho para agosto. No caso do cheque especial, apenas dois bancos revisaram as taxas no mesmo período. É importante destacar que, em julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic de 12% para 11,5% ao ano. Essa foi a 17ª redução seguida na taxa básica.

A Fundação Procon-SP recomenda que o consumidor continue planejamento seu orçamento, sempre comparando taxas e evitando situações que o possam levar à inadimplência.

Empréstimo pessoal

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,27% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 5,29% a.m., significando um decréscimo de 0,02 ponto percentual.

As quedas verificadas nas taxas de empréstimo pessoal foram:

Caixa Econômica Federal – alterou de 4,68% para 4,49% a.m., o que significa um decréscimo de 0,19 ponto percentual, representando uma variação negativa de 4,06% em relação à taxa de julho;

Bradesco – alterou de 5,51% para 5,47% a.m., o que significa um decréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,73% em relação à taxa de julho;

Itaú – alterou de 5,95% para 5,92% a.m., o que significa um decréscimo de 0,03 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,50% em relação à taxa de julho.

Os demais bancos mantiveram as taxas de empréstimo pessoal.

Cheque especial

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,22% a.m., inferior à do mês anterior que foi de 8,23% a.m., significando um decréscimo de 0,01 ponto percentual.

As quedas verificadas nas taxas de cheque especial foram:

Banco do Brasil – alterou de 7,60% para 7,56% a.m., o que significa um decréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,53% em relação à taxa de julho;

Bradesco – alterou de 7,95% para 7,91% a.m., o que significa um decréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,50% em relação à taxa de julho.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de cheque especial.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo.

Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Da Secretaria de Justiça