Penitenciárias: Testes de bloqueadores de celular devem acontecer em 30 dias

nd

ter, 31/07/2001 - 19h42 | Do Portal do Governo

Os primeiros testes para bloqueio de sinal de celulares e aparelhos móveis portáteis em presídios deverão ser realizados em São Paulo nos próximos 30 dias.

A medida foi anunciada em reunião realizada nesta terça-feira, dia 31, na capital, onde participaram o secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, a secretária nacional de Justiça, Elizabeth Sussekind, e o gerente-geral de certificação da Anatel, Gilberto Alves. Durante a reunião não foram revelados em quais presídios esses testes serão realizados.

A Secretaria da Administração Penitenciária indicou quatro locais onde poderão ser iniciados os testes: a Penitenciária do Estado, o Centro de Detenção Provisória do Belém, ambas na capital, e os presídios de Iaras e de Iperó, no Interior.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, irá realizar medição de interferências em regiões próximas das unidades prisionais e também testes de radiação em níveis toleráveis. O secretário Nagashi Furukawa afirmou que falará sobre os resultados dos testes após a conclusão dos trabalhos.

Depois de São Paulo serão feitos testes com bloqueadores em presídios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.