Penitenciária de Serra Azul oferecerá exames oftalmológicos e ações de cidadania

Mutirão de serviços ocorre de 12 a 16 de agosto na unidade e oferecerá ainda testes rápidos de saúde e atividades de leitura

dom, 11/08/2019 - 16h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) promove entre segunda-feira (12) e sexta-feira (16) diversas ações de cidadania e saúde para os reeducandos da Penitenciária II de Serra Azul, com objetivo de prepará-los para o retorno à vida em liberdade. Em sua quarta edição na unidade, a Jornada de Cidadania e Empregabilidade vai oferecer aos presos atendimentos psicológicos, jurídicos e médicos durante toda a semana.

Estão previstos, por exemplo, exames oftalmológicos, triagem para detecção de hanseníase e higienização e flúor bucal, além de teste rápido de hipertensão e glicemia.

Iniciativa da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) do Estado, o evento engloba, ainda, regularização de documentos e palestras com assuntos variados, como por exemplo, saúde do homem, autoconhecimento, defesa do consumidor e relações negociais, violência contra mulher e feminicídio.

Os sentenciados irão participar também de atividades culturais como o Clube da Leitura, que envolve discussão do enredo da obra literária “Bolero de Ravel”, de autoria do contista, romancista e novelista brasileiro Menalton Braff.

Na terça-feira (13), às 9h30, será realizada a abertura oficial da Jornada de Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária II de Serra Azul, com a presença de autoridades da SAP, do município e também de parceiros do presídio.

Esta será a quarta edição do projeto na unidade prisional. A ação, porém, ocorre anualmente em presídios de todo o Estado de São Paulo.

Balanço

Desde o início do programa, em 2015, nos presídios abrangidos pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN), já foram emitidos ou regularizados 47.220 novos documentos: CPF (13.643); RG (18.924); Carteira de Trabalho/Previdência Social (3.379); Título de Eleitor (896); e 10.378 certidões (nascimento, casamento e óbito).

Ao todo, as unidades regionais prestaram mais de 245 mil atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo participações de reeducandos (homens e mulheres) em palestras sobre educação e empregabilidade.

Somente na Penitenciária II de Serra Azul, nas três edições do evento, foram emitidos ou regularizados 457 documentos (RG e CPF) e ofertados 2.860 atendimentos jurídicos e de saúde, incluindo palestras em geral.