Penitenciária I de Balbinos promove ações para o público LGBTQI+

Reeducandos da unidade participaram de série de palestras e dia da beleza, com foco nos assuntos ligados à diversidade de gênero

sáb, 04/01/2020 - 17h08 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação

A Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas”, de Balbinos, promoveu ações de valorização e autoestima voltadas para o público LGBTQI+, por meio do projeto “Quebrando Tabus”.

Iniciativa da Diretoria de Reintegração e Saúde, em conjunto com o setor de Educação da unidade prisional, as atividades, realizadas entre outubro e novembro. No total, 28 reeducandos LGBTQI+ foram contemplados.

Representantes da Fundação “Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel” (Funap), Valdir Ferraz de Camargo e Michele de Carvalho ministraram a palestra “Observatório de Competências Sociais”. O bate-papo teve como eixo principal o preconceito e suas características, discriminação, estereótipos e bullying. Houve, ainda, uma roda de conversa para discutir o tema.

Serviços

A penitenciária também contou com a presença de profissionais e alunas dos cursos de manicure e cabeleireira do Instituto Embeleze de Lins. A equipe especializada ofereceu serviços de beleza, como alisamento e tratamento de cabelo e pintura das unhas.

Além disso, a unidade promoveu outra palestra, que abordou os temas orientação sexual, LGBTfobia, homofobia e transfobia e orientações sobre o reconhecimento legal e judicial dos direitos LGBTQI+ no Brasil. “O evento foi muito bacana, pois a gente se sentiu valorizada e teve a nossa autoestima elevada”, frisa a reeducanda Letícia.

Para o idealizador e coordenador do projeto, o agente de segurança Paulo Oliveira dos Santos, as ações seguem um cronograma da Penitenciária e buscam trazer profissionais que abordem temas relacionados à diversidade de gênero. “A proposta é resgatar, valorizar e elevar a autoestima do público LGBT+ da unidade. Entendo que atingimos a nossa meta”, frisa Santos.