Penitenciária de Tremembé recebe Jornada da Cidadania

Foram quase 500 participações durante o evento, que ofereceu atendimentos de saúde e regularização de documentos pessoais

qua, 24/04/2019 - 20h26 | Do Portal do Governo

Atendimentos de saúde, consultas jurídicas e regularização de documentos pessoais, além da participação em palestras e ações artísticas, foram as atividades oferecidas durante a última edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade na Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier”, de Tremembé.

A ação é promovida pelas Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania e das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral. Foram quase 500 participações nos serviços oferecidos.

“Tem sido como uma terapia para mim, depois de entrar no grupo, consigo manter minha cabeça mais tranquila”, afirma a reeducanda Lúcia de 52 anos, que participou da criação de artesanatos da ação Reciclarte.

A psicóloga da penitenciária, Sueli Aparecida Gonçalves Souza, explica os benefícios do artesanato. “As presas conseguem superar problemas psicológicos internos e se socializam mais com as outras internas”, afirma.

Projeto

Durante a Jornada, foram expostos textos escritos para o projeto “Poesia Brasileira”, desenvolvido com a escola vinculadora da unidade. Alunas de todas as turmas foram convidadas para escrever sobre seus sentimentos ou homenagear autores de sua preferência.

“A ideia surgiu quando estávamos trabalhando gêneros textuais e algumas reeducandas não conheciam grandes nomes como Cecília Meireles e Vinícius de Moraes, então trouxemos algumas obras para inspirá-las”, conta a professora de português, Sara Marinho.

Também foram organizadas rodas de conversa sobre a realização de sonhos, oferecida pela Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap), e sobre a vida em liberdade, com a equipe da Central de Atenção ao Egresso e a Família (CAEF), além de uma palestra sobre higiene bucal, com a professora Ana Paula Lima Guidi Damasceno, diretora do curso de Odontologia da Universidade de Taubaté.

As reeducandas receberam kits com escova e pasta de dente. “Discutimos questões básicas de saúde e demos orientações sobre escovação”, disse a docente.