Penitenciária de Araraquara reformada: maior e mais segura

Com 1.504 vagas, a Unidade passa a ser a maior penitenciária masculina de regime fechado do Estado

qui, 24/05/2007 - 21h32 | Do Portal do Governo

Nos próximos dias, a nova Penitenciária de Araraquara voltará a receber presos. A unidade foi completamente reformada e sua capacidade de vagas ampliada de 996 para 1.504 vagas, atualmente a maior penitenciária masculina de regime fechado do Estado.

A Penitenciária conta com 1.008 vagas para presos condenados e o Anexo de Detenção Provisória com 496 para presos provisórios.

Além da ampliação de vagas, dos espaços da biblioteca, oficina de trabalho e cozinha, outro fator merece destaque, principalmente no quesito segurança.

Na Penitenciária a mudança mais significativa foi a divisão dos pavilhões com a instalação de novas muralhas, ao invés de quatro raios, a unidade passa a ter oito; também foram instaladas telas no teto e os agentes de segurança terão acesso a uma saída de emergência.

Quando a Penitenciária e o Anexo estiverem completamente ocupados, apesar dos novos equipamentos de segurança, a Unidade funcionará com 260 agentes; antes da reforma trabalhavam 180.

No Anexo de Detenção Provisória foi instalado um sistema de automação, ou seja, a abertura, o fechamento e o travamento das portas são feitos sem a presença do agente no raio, dando mais segurança a esse profissional.

O novo sistema de Circuito Fechado de TV e a ampliação do setor de vigilância proporcionarão ao funcionário uma ampla visão da Unidade que resultará no impedimento de fugas ou incidentes.

Dentre as medidas de segurança adotadas na nova administração ressaltam-se as desativações de alas de presídios semi-abertos, construídos no interior das muralhas, como era o caso de Araraquara, que contava com uma Ala de Progressão para 108 presos.

Com tais medidas foi eliminada a promiscuidade existente intramuros de regimes prisionais incompatíveis entre si, que propiciavam, através de presos com trabalho externo, a entrada de celulares, entorpecentes e outros objetos proibidos.

As obras tiveram início em agosto de 2006 e foram finalizadas em abril de 2007, custando cerca de R$ 16 milhões.

Histórico da Penitenciária

Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Siqueira” de Araraquara

Endereço: Av.Francisco Vaz Filho, 4055 – Jardim Pinheiros – Araraquara – São Paulo

Inauguração: 22/8/77

Capacidade: 504 presos (antes da reforma)

Reinauguração: 25/5/07

Capacidade: 1008 presos (depois da reforma) + 496 Anexo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária

(R.A.)