Pecuaristas devem vacinar o gado contra febre aftosa até esta terça-feira, 31

Imunização ocorre anualmente em duas etapas- nos meses de maio e novembro

ter, 31/05/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (CDA), lembra que o pecuarista tem até esta terça-feira, 31, para vacinar bovinos e bubalinos, com até 2 anos de idade contra a febre aftosa. A vacinação ocorre anualmente em duas etapas – nos meses de maio e novembro. 

O Estado tem uma população de bovinos e bubalinos na faixa etária de até dois anos estimada em 4,7 milhões. Em maio passado, o índice alcançado foi de 97,25% dos animais vacinados. “A expectativa é manter o índice de cobertura vacinal superior ao registrado na etapa de maio passado”, afirma Cláudio  Alvarenga de Melo, coordenador da CDA.  
 
A vacinação deve ser realizada até o dia 31 de maio. O criador tem até o dia 7 de junho para comunicar a vacinação ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região. A comunicação deve ser feita pelo criador mediante apresentação da nota fiscal de aquisição das vacinas e a relação dos animais vacinados por faixa etária e sexo, e de todos os demais bovinos e bubalinos da propriedade. É preciso declarar também os demais animais dos rebanhos equinos, suínos, ovinos e caprinos. A declaração está disponível no site da Defesa Agropecuária (www.cda.sp.gov.br). 

As penalidades para os que não vacinarem serão de cinco Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – Ufesps (R$ 87,25) e para os que deixarem de comunicar, três  Ufesps (R$ 52,35) por cabeça. 

Em 2011, São Paulo completa o 15º ano sem registro de aftosa. A segunda etapa da vacinação será realizada durante o mês de novembro. 
 
Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento