Parques em São Paulo estão cada vez mais acessíveis

Em diversas regiões da cidade é possível encontrar muita diversão para pessoas com e sem deficiência

qui, 17/02/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Alguns dos maiores parques da cidade de São Paulo, pensando na acessibilidade de seus freqüentadores, contam agora com espaços inclusivos para pessoas com e sem deficiência.

O Parque do Ibirapuera tem um playground Inclusivo, com rampas de inclinação suave, inscrições em braile, piso tátil e suportes aéreos ao alcance de crianças sentadas em cadeira de rodas. O espaço propõe brincadeiras que misturam equilíbrio, força e estímulos sensoriais na medida exata para que crianças cadeirantes, cegas, surdas, com deficiência intelectual ou múltipla possam divertir-se com o máximo de autonomia.

Já o Parque Vila Guilherme, conhecido também como Parque Trote, tem pistas de caminhadas totalmente acessíveis, contando principalmente com corrimão. Além disso, dentro do parque não há desníveis e o piso tátil facilita a locomoção de cadeirantes e pessoas com deficiência visual, respectivamente. Também dentro desse parque é possível passear pela Trilha dos Sentidos, um jardim com plantas aromáticas e flores de diversas texturas, espaço interessante para o passa-tempo da pessoa com deficiência visual.

Dentro de outro parque, o Villa Lobos, existe a Trilha Acessível, dentro do Circuito das Árvores, uma passarela elevada que chega até 3,5 metros de altura e tem uma extensão de 120m, possibilitando a observação da fauna e flora de bosques do Parque, totalmente acessível. Além disso, o parque está dotado de banheiros acessíveis, rampas, telefones para surdos, mapas táteis e marcações padronizadas no solo, para os cegos, além de disponibilziar cadeira de rodas aos usuários.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência