Parque Estadual do Juquery ganha mirantes de observação

Local abriga várias espécies da fauna, inclusive animais ameaçados de extinção

qua, 15/07/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os visitantes do Parque Estadual do Juquery, localizado na região Noroeste da Grande São Paulo, ganharam um novo atrativo, além dos 1.927,70 hectares de florestas, rios e a Represa Paulo de Paiva Castro. São dois mirantes de 20 metros de altura que, apesar de terem sido construídos para vigilância e prevenção de incêndios, poderão ser utilizados pelo público. A visão é deslumbrante: no segundo patamar do mirante é possível avistar toda a região.

Os mirantes, que foram construídos com recursos provenientes de um termo de compensação da Central Elétrica Anhanguera, têm quatro patamares e são equipados de painéis solares e sanitários. Eles ainda possuem reservatórios com capacidade para 10 mil litros de água, que poderão ser utilizados para abastecer os equipamentos de combate a incêndios florestais.

Para a diretora do parque, Aparecida Pereira, os mirantes localizados em pontos estratégicos proporcionarão a visualização imediata de incêndios florestais, muito comuns na região. “Ao detectarem alguma ocorrência, os vigias, equipados com aparelhos de rádio e binóculos, acionarão a equipe de plantonistas imediatamente, evitando que um pequeno foco de fogo fumaça vire um grande incêndio”, explica.

Localizado em sua maior parte no Município de Franco da Rocha, o parque se estende por Caieiras, abrigando diferentes fisionomias de cerrado e matas de fundo de vale que podem ser apreciadas dos mirantes. Ele é administrado pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente. O parque foi criado em junho de 1993 e é formado por um conjunto de morros. O ponto mais alto é conhecido na região como Ovo da Pata, a 942 metros de altitude.

Várias espécies da fauna nativa podem ser encontradas na área do parque, incluindo espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará. A flora é igualmente representativa, principalmente por ser a única área remanescente de cerrado na Região Metropolitana de São Paulo, com espécies como fruta-do-lobo, barbatimão, copaíba e outras.

O parque está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h00 às 17h00. Grupos especiais e escolares, com até 50 pessoas, devem fazer agendamento prévio pelos telefones 11-4449.5545 e 11-4443.3106 e e-mail pejuquery@yahoo.com.br.

Ele está localizado na Estrada do Governo, 1.800, em Franco da Rocha.