Parque Ecológico do Tietê conclui levantamento da fauna silvestre

Lista reúne 179 espécies de animais, das quais três estão ameaçadas de extinção

qua, 30/09/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Recuperação de Animais Silvestres Orlando Villas Boas (CRAS) do Parque Ecológico do Tietê concluiu o levantamento da fauna silvestre das unidades Engenheiro Goulart e Ilha Tamboré. A lista reúne 179 espécies de animais, compreendida por 138 espécies de aves, 25 entre répteis e anfíbios e 21 espécies de mamíferos. Entre as espécies registradas três constam na Lista de Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas do Estado de São Paulo: as aves maracanã-nobre, pavó e a anta. O maracanã nobre é uma espécie que está criticamente ameaçada, enquanto o pavó e a anta estão na categoria vulneráveis. 

A médica veterinária Liliane Milanelo, coordenadora da equipe técnica do CRAS, explica que o levantamento é parcial, porque, “o plantio de novos bosques na área do parque ou interferências humanas em outras regiões da Grande São Paulo, podem atrair novas espécies para o Parque Ecológico”. 

O levantamento da fauna local é um dos fatores fundamentais para a elaboração de estratégias de recuperação de áreas degradadas. Conhecer as espécies, tanto na questão da riqueza quanto da abundância são dados essencialmente importantes para a conservação do ambiente e das espécies. Os estudos sobre inventários da fauna contribuem tanto para conhecimento científico quanto para conhecimento popular, pois possibilitam a confecção de listas de espécies e ainda diminuem preconceitos e informam a comunidade civil da importância ecológica dos animais. 

Do Departamento de Águas e Energia Elétrica