Parque da Juventude oferece esporte gratuito para todas as idades

São 3,9 mil vagas em modalidades como futsal, tênis, handebol, ginástica, skate, entre outras

qua, 03/02/2010 - 12h26 | Do Portal do Governo

O Parque da Juventude, na zona norte da capital, abriu inscrições para pessoas de todas as idades participarem de dezenas de atividades físicas gratuitas. Ao todo, são 3,9 mil vagas distribuídas entre diversas modalidades – futsal feminino, tae kwon do, tênis, voleibol, handebol , ginástica, corrida e caminhada (condicionamento físico), alongamento, relaxamento e skate.

A inscrição pode ser feita pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na administração do Parque da Juventude. Não é cobrada taxa de cadastro. É necessário apresentar foto 3×4, cópia do RG e atestado médico ou de saúde que comprove aptidão para a atividade esportiva. Menor de idade deve efetivar a matrícula – que garante o direito às aulas até o final do ano – acompanhado de responsável.

Crianças a partir de sete anos podem optar por futsal masculino, tênis, voleibol, handebol, ginástica, corrida e caminhada (condicionamento físico), alongamento e relaxamento. O Projeto Revelação Esportiva é coordenado pelo Instituto Éder Jofre e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Modalidades

A Federação Paulista de Skate é parceira do Parque para oferecer o esporte às crianças e adolescentes, de ambos os sexos. Chamada de Skate no Parque, a modalidade ocorre de segunda-feira a domingo, das 19 às 24 horas. A prática e monitoramento destinam-se a iniciantes ou ao aperfeiçoamento de quem já tem alguma noção.

O Projeto União-Tae kwon do, por sua vez, divulga o esporte às terças e quintas-feiras, das 11 às 12 horas, das 13 às 14 horas e das 19h30 às 20h30. Aos sábados, a partir das 14 horas. O tae kwon do, uma das atividades mais concorridas do parque, é orientado pela Liga Nacional de Tae kwon do. A arte marcial é recomendada para crianças a partir de cinco anos, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade.

Já a Confederação Brasileira de Kickboxing coordena o Projeto Kickboxing Brasil toda segunda, quarta e sexta-feira, às 15, 16, 18 e 19 horas. Chutar boxeando é a filosofia do esporte que surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos. Destina-se a crianças, adolescentes e jovens (iniciantes e amadores). A arte marcial originada do caratê é uma das mais difundidas em todo o mundo e proporciona ao atleta disciplina, preparo físico e saúde.

O Instituto Nova também desenvolve atividades no Parque da Juventude. De segunda a quinta-feira, das 9 às 16 horas. Toda sexta-feira promove o baile da terceira idade para alunos e convidados. Meninas a partir de sete anos, que gostam de futsal feminino, podem praticá-lo de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, sob a orientação do Instituto Eder Jofre.

Há ainda Projeto Vida Ativa, que oferece ainda prática e monitoramento de ginástica, dança, ioga e tai chi chuanpara pessoas a partir dos 50 anos. 

Sobre o Parque da Juventude

O Parque da Juventude, da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, foi inaugurado em setembro de 2003. Situa-se numa área de 240 mil metros quadrados e dispõe de oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, arena de skate e salas de ginástica. O local oferece, ainda, 16 mil metros quadrados de Mata Atlântica com trilha ecológica, pistas para caminhada e corrida. É permitido passear de bicicleta e com animais de estimação. Preserva a muralha com 600 metros da antiga Casa de Detenção do Carandiru e ruínas de celas solitárias (memorial do antigo Carandiru).

Serviço

Inscrições abertas até o preenchimento de todas as vagas
Cadastro: Administração do Parque da Juventude
Entrada pela Avenida Zacki Narchi, 1.309, Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, ou Avenida General Ataliba Leonel, 490
Setor atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Telefone (11) 2251-2706

Da Agência Imprensa Oficial