Parque Cândido Portinari ganha nova floresta

Em cinco anos, as árvores plantadas absorverão o calor, liberarão umidade e protegerão o solo

ter, 02/08/2016 - 19h33 | Do Portal do Governo

Adultos e crianças participaram, neste domingo (31), do plantio de 50 mudas de araucária, conhecida como Pinheiro-brasileiro, no Parque Cândido Portinari, na capital. Houve ainda a implantação de um pequeno trecho de cerrado, num total de 90 espécies diferentes, totalizando 600 árvores.

A Secretaria de Estado do Meio ambiente apoiou o evento. Ricardo Salles, secretário do Meio Ambiente, e Antônio Velloso Carneiro, secretário adjunto, fizeram questão de comparecer e participar ativamente do plantio. Salles comentou que pretende disseminar essa ideia por outras áreas carentes de vegetação. “Procuraremos a iniciativa privada para aumentar o número de nossas florestas de bolso.”

A proposta e a receita do plantio pertencem a um dos organizadores da ação, batizada de Floresta de Bolso: o botânico Ricardo Cardim, da Árvores de São Paulo, da Novas Árvores por aí e da Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros (SAAP).

O objetivo da Floresta de Bolso foi recriar no antigo pátio de depósito de tubos de concreto das obras do Metrô, no Parque Cândido Portinari, um pedaço da biodiversidade nativa da cidade de São Paulo, quase desaparecida no último século. Também serão plantadas espécies raras da Mata Atlântica como o Cambuci e a Palmeira-juçara. A floresta será regada com água de reúso.

Do Portal do Governo do Estado