Parceria entre Unesp de Bauru e CPFL Energia proporcionará economia de 20% no consumo de eletricidade

Substituição de 13.750 lâmpadas e 6.900 luminárias melhora condições do câmpus

dom, 31/10/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Grupo Administrativo do Câmpus da Unesp de Bauru (GAC) e a CPFL Energia assinaram na quinta-feira, 28, termo de entrega do Programa de Eficiência Energética à unidade. O vice-reitor Julio Cezar Durigan participou da cerimônia. Por meio dessa parceria, a companhia investiu, desde março, R$ 930 mil na substituição de lâmpadas e outros equipamentos elétricos do câmpus. A iniciativa gerou uma economia de 13% no consumo de energia. A previsão é de que a economia chegue a 20%, com redução de gasto de cerca de R$ 150 mil anuais.

Foram trocadas 13.750 lâmpadas por outras mais econômicas. Os reatores, peças instaladas nas luminárias para permitir o acendimento, foram substituídos por modelos eletrônicos que gastam menos energia ao serem acionados. Houve substituição em 6.900 luminárias. O suporte em que é fixada a lâmpada foi trocado por calhas que refletem a luz, ampliando a luminosidade do ambiente. “Com a nova iluminação, melhoraram as condições de trabalho nas salas, nos laboratórios e nas bibliotecas”, afirma o professor Jair Manfrinato, diretor da Faculdade de Engenharia e presidente do GAC.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina que as concessionárias de energia invistam pelo menos 1% de suas receitas em eficiência energética. Em geral, as empresas fazem essas mudanças nas instalações de órgãos da esfera pública que consomem muita energia, como hospitais, prefeituras e escolas.

Outras unidades

Em 2006, a Pró-Reitoria de Administração (Prad) estabeleceu um acordo com a CPFL para a realização dessas obras nas unidades da Unesp. No ano seguinte, a Faculdade de Ciências e Letras e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas, ambas do câmpus de Araraquara, tiveram sua estrutura elétrica reformulada. Além de Bauru, o procedimento já foi realizado em Jaboticabal e Araçatuba. Em 2011, Botucatu será o próximo câmpus a passar pelas alterações.

As negociações para investimentos como esses estão previstas no Programa Unesp de Racionalização de Energia (URE), que existe desde 2005 e cujas metas constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “O resultado trará mais conforto e segurança aos funcionários e alunos. As lâmpadas adotadas têm menor potência, mas apresentam melhor fluxo luminoso que as existentes”, destaca Marney Tadeu Antunes, gerente de relacionamento com os clientes da CPFL.

Com os ajustes, a empresa também espera reduzir com a demanda por energia nos horários de pico na região de Bauru. No PDI para o ano de 2011 está programada a reativação das Comissões Internas de Conservação de Energia (CICE) de todas as unidades da Unesp. Segundo João Cardoso da Cunha Júnior, assessor da Prad, essa medida ajudará a ampliar ações em toda a Universidade para a busca do alto rendimento energético e economia de recursos.

Da Unesp