Parceria entre Sabesp e Prefeitura limpa bueiros na Capital

Operação conta com 200 equipes e 27 caminhões para trabalhar nas regiões mais atingidas pelas chuvas

qui, 18/02/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Todas as noites a equipe de limpeza urbana de Valdir Antônio dos Santos, 46 anos, percorre os bairros da Capital paulista desobstruindo bueiros, galerias de águas pluviais e bocas-de-lobo. A tarefa tem um objetivo nobre: retirar todo o lixo e liberar o fluxo natural das águas. Um trabalho que requer preparo físico e boa dose de humor. Esta é a rotina de 200 equipes da força-tarefa da Operação Limpa Bueiro, uma cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp).

A parceria pretende reduzir os impactos causados pelas chuvas e evitar que o resíduo acumulado chegue aos córregos. A operação, que começou em janeiro, estará presente em locais onde as chuvas dos últimos meses causaram mais danos.

No Campo Belo, zona sul da cidade, Valdir e seus colegas de turno começaram as atividades na Rua Pedro Bueno e se estenderam pelo bairro. O grupo percorreu ruas e avenidas locais durante 7 horas (das 22 até as 5 horas da manhã). Dois integrantes da equipe abrem a tampa do bueiro e verificam o excesso de entulhos – garrafas Pet, vidros, folhas, galhos e sacos plásticos.

Conscientização

Durante a jornada de trabalho, a equipe retira cerca de 600 quilos de resíduos. Para executar as tarefas mais pesadas são necessários também equipamentos e caminhões capazes de sugar água e areia.

Segundo Valdir, a enorme quantidade de resíduos sólidos, principalmente garrafas e sacos plásticos, é determinante para que as vias de escoamento de água sejam obstruídas. “São muitas Pet e sacolas que recolhemos durante as atividades. É preciso que a população também se conscientize da importância de não descartar esses materiais que levam séculos para se decompor na natureza”, recomenda.

A missão noturna não se resume apenas na limpeza das galerias, eles ainda precisam estar atentos ao trânsito, sinalizando corretamente a via nos momentos de operação.

Para a moradora do bairro do Campo Belo, Aline Barros, 45 anos, o trabalho feito pelos profissionais que executam a limpeza é de fundamental importância. Ela espera que já nas próximas chuvas possa aparecer o resultado positivo da operação, e que o local não sofra tanto com as forças das águas. “O trabalho preventivo ajudará a melhorar a qualidade de vida da população, mas é preciso colaborar e não jogar lixo ou entulhos nas ruas”, reconhece Aline, que cuida de separar o lixo da sua casa.

Mutirão de Limpeza

O Mutirão de Limpeza atuará durante as madrugadas e nos finais de semana até março, quando deve diminuir o fluxo de chuvas. A meta é que todos os bueiros passem por limpezas mensais. Para isso serão utilizados 27 caminhões com bombas de sucção. Até o momento foram recolhidas 2,6 mil toneladas de lixo, realizadas 5.364 limpezas em bocas-de-lobo, além da retirada de entulho em 300 quilômetros de vias e de córregos da cidade.

Da Agência Imprensa Oficial