A parceria entre a Defensoria Pública e Secretaria Estadual de Saúde possibilita um melhor atendimento ao cidadão que busca na rede pública medicamentos, insumos ou aparelhos específicos.
Após ser atendido pelo defensor público, o paciente é encaminhado para o atendimento da Secretaria Estadual de Saúde, no plantão que funciona na sede da Defensoria, na Avenida Liberdade, 32, terças e quintas, das 14 às 16 horas. Os funcionários analisam as receitas, buscam localizar a necessidade do paciente na rede pública e o encaminham ao local correto para retirada.
“Essa proximidade tem permitido que os pacientes obtenham os medicamentos com maior rapidez e que a Secretaria identifique com maior precisão as demandas”, afirma a defensora pública Vânia Agnelli.
Desde que foi criada, em março de 2008, a parceria reduziu em 92% o número de ações propostas na Justiça com motivo de falta de medicamentos, insumos e aparelhos não localizados em algum dos estabelecimentos de saúde da rede pública na cidade de São Paulo.