Para combater a dengue, Estado vistoria imóveis fechados

Ação pretende inspecionar 1,5 milhão de estabelecimentos para venda ou locação

qua, 08/10/2008 - 15h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), acaba de firmar uma parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para ampliar ainda mais as ações de controle da dengue.

O principal objetivo desse trabalho é vistoriar cerca de 1,5 milhão de imóveis em todo o Estado que estejam fechados e disponibilizados para venda ou locação e que podem conter focos de criadouros do Aedes Aegypti.

Até o final deste mês, a Sucen irá treinar corretores de imóveis e responsáveis por vistoriar o estabelecimento para eliminar possíveis focos do mosquito. Ao todo, cerca de 200 mil pessoas receberão as orientações necessárias em 26 delegacias do Creci espalhadas por todo o Estado.

Entre as ações do trabalho de inspeção estão a verificação de água parada nos ralos, vedação de vasos sanitários e caixas d´água e a retirada do local de recipientes que acumulem água. lém disso, as pessoas responsáveis pela vistoria receberão uma cartilha, que vai servir como um check list para levar até o local e verificar se não foi esquecida a inspeção de nenhum cômodo do estabelecimento.

“Os imóveis fechados tem importância fundamental no controle da doença, pois existe a possibilidade de proliferação do mosquito no local, devido à ausência do morador e a conseqüente falta de cuidados com o ambiente”, avalia o superintendente da Sucen, Affonso Viviani Júnior.

Da Secretaria da Saúde