Papel higiênico segue líder de irregularidades entre itens de higiene fiscalizados pelo Ipem no Esta

Operação Bom Dia verificou 54 lotes de produtos de higiene pessoal

ter, 24/07/2007 - 19h11 | Do Portal do Governo

Operação Bom Dia verificou 54 lotes de produtos de higiene pessoal. Maior irregularidade foi detectada em Ribeirão Preto, no papel higiênico gofrado “Cupido”, da empresa Papel Jaraguá Ltda., que estava 12,89% menor do que o comprimento declarado na embalagem.

Na última segunda-feira, 23, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, verificou 54 lotes de produtos, tais como papel higiênico, creme dental, sabonetes em barra ou líquido, hastes flexíveis, entre outros itens de higiene pessoal (xampu, condicionador, desodorante, creme corporal e para mãos, etc.).

No total 16 lotes apresentaram erros quantitativos (29,63%). Papel higiênico, item campeão de irregularidade nos exames do Ipem-SP em produtos de grande consumo popular nos últimos cinco anos, voltou a apresentar altos índices de erros na metragem.

No laboratório de pré-medidos de Ribeirão Preto foi encontrada a maior irregularidade desta operação. As 20 amostras do papel higiênico gofrado “Cupido”, acondicionado pela empresa Papel Jaraguá Ltda., de 30 m x 10 cm, apresentavam em média 386,8 cm a menos no comprimento (12,89%) e 0,5 cm a menos na largura do que o declarado na embalagem.

A mesma empresa Papel Jaraguá Ltda., já autuada em diversas outras ocasiões pelo instituto, é a responsável pelo produto que ficou em segundo lugar no ranking de irregularidade. Em Campinas, as 20 amostras do papel higiênico “Cupido”, de 30 m x 10 cm, estavam em média 345,8 cm (-11,53%) abaixo do comprimento e 0,5 cm abaixo da largura do conteúdo nominal declarado.

O papel higiênico foi ainda o item que apresentou o terceiro maior erro dentre os produtos de higiene verificados nessa operação “Bom Dia” do Ipem-SP. Neste caso, em Bauru, o papel higiênico “Finus”, da BL Bittar Indústria e Comércio de Papel Ltda., estava 289,1 cm (9,64%) menor no comprimento do que os 30 metros declarado na embalagem.

O quarto e o quinto lugar couberam respectivamente aos papéis higiênicos “escolha econômica”, da Cia. Brasileira de Distribuição, com 266 cm a menos de comprimento, examinado em São José do Rio Preto, e o “BL Plus”, da BL Bittar Ind. e Com. de Papel Ltda., com -253 cm, verificado na Capital, ambos em rolos de 30 metros.

Os produtos analisados nos laboratórios de Presidente Prudente e São José dos Campos não apresentaram erros na média, apenas erros individuais superiores ao tolerados em algumas unidades de apenas uma marca de papel higiênico, em São José, e um gel fixador em Presidente Prudente.

Saiba mais

Cada lote de produtos examinados tem um número de amostras que varia entre cinco a 32 unidades. Os produtos foram coletados nos pontos de venda e analisados nos sete laboratórios do Estado: São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

A fiscalização do Ipem-SP utiliza regulamentos técnicos para verificar a correspondência entre a quantidade declarada e quantidade real dos produtos. O acesso da imprensa é permitido e os fabricantes ou responsáveis são previamente convidados a presenciar os exames metrológicos nos laboratórios do Ipem-SP.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP