Papa tem encontro com 35 mil jovens no Pacaembu

Evento não será aberto: só poderão entrar no estádio quem recebeu ingresso

qui, 10/05/2007 - 15h35 | Do Portal do Governo

Do Estadao.com

O papa Bento XVI terá um encontro com os jovens, nesta quinta-feira, às 18 horas, no Estádio do Pacaembu. Este será o único encontro específico do papa com a juventude durante sua viagem ao Brasil – de 9 a 13 de maio. O tema do evento será “Jovem, discípulo e missionário de Jesus Cristo”, referência ao motivo da 5ª Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. O evento, porém, não será aberto: só poderão entrar no estádio os 35 mil jovens que receberam ingressos distribuídos por 270 dioceses do País.

Para aqueles que não conseguirem entrar, será possível acompanhar o evento a partir da Praça Charles Miller, em frente ao estádio, por meio de telões, instalados no local. O espaço está preparado para receber 270 mil pessoas. Além do discurso do papa, os participantes vão acompanhar ainda a apresentação de bandas católicas. Os portões serão abertos às 11 horas e fechados às 17 horas. O evento deve terminar às 20 horas.

Encontros com jovens têm sido uma característica marcante do pontificado de Bento XVI, cujo primeiro e grande desafio será o de provar sua capacidade de seduzir a juventude como seu antecessor. Logo que foi aclamado papa, em abril de 2005, Joseph Ratzinger anunciou que compareceria a um encontro de jovens, meses depois, na Alemanha, sua terra natal. Era uma reunião ao qual João Paulo II prometera estar presente.

A programação do restante do dia – que deve permanecer com a temperatura baixa e ter quedas de chuva – inclui uma missa privada às 8 horas na capela do Mosteiro de São Bento. Às 11 horas, o papa fará uma visita de cortesia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio dos Bandeirantes. Bento XVI irá se encontrar com representantes de confissões cristãs e de outras religiões, às 12h30, e segue para almoço com o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os traslados serão feito com o papamóvel, e os trajetos terão vias interditadas e esquema especial de tráfego.