Papa pede construção da esperança em “sociedade consumista”

Bento XVI visita a Fazenda da Esperança, que recupera dependentes químicos em Guaratinguetá

sáb, 12/05/2007 - 12h45 | Do Portal do Governo

Estadao.com

O papa Bento 16 disse neste sábado, em uma visita a um centro de tratamento de dependentes químicos na cidade paulista de Guaratinguetá (176 km de São Paulo), que é preciso construir a esperança em uma “sociedade consumista afastada de Deus”.

“É preciso edificar, construir a esperança, tecendo a tela de uma sociedade que, no estender-se dos fios da vida, perde o próprio sentimento de esperança”, disse o pontífice em um pronunciamento na Fazenda da Esperança.

A Fazenda é um centro de tratamento de dependentes químicos criado por um frei franciscano em 1983 e responsável atualmente pelo tratamento de cerca de 300 pessoas. A iniciativa foi levada para dezenas de outras localidades brasileiras e de outros países.

Em seu pronunciamento, o papa elogiou o trabalho social feito na Fazenda. “Onde a sociedade não vê mais futuro ou esperança, são os cristãos chamados a anunciar a força da Ressurreição”, disse.

“Justamente aqui na Fazenda da Esperança, onde estão tantas pessoas, principalmente jovens, que procuram superar o problema das drogas (…) testemunha-se o Evangelho de Cristo no meio de uma sociedade consumista afastada de Deus.”

Bênção

O papa chegou ao local por volta das 10h30 e foi recepcionado por bispos, pelo governador do Estado de São Paulo, José Serra, e centenas de convidados.

Na visita, o pontífice abençoou uma capela e assistiu a uma apresentação com jovens em um palco, além de ouvir relatos de pessoas que abandonaram as drogas na Fazenda.

A agenda do papa neste sábado começou por volta das 8h com a celebração de uma missa privada na capela do Seminário Bom Jesus, em Aparecida, onde ele está hospedado nos dois dias que fica na cidade.

Depois do evento na Fazenda Esperança, o pontífice volta ao Seminário para um almoço com membros de sua comitiva e o presidente da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

Mais tarde, Bento 16 deve ir à Basílica de Aparecida, onde neste domingo abre os trabalhos da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

O retorno ao Vaticano, depois de cinco dias de visita ao Brasil, está previsto para a noite do domingo.