Papa Bento XVI embarca em vôo rumo a São Paulo

Avião decolou do aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 9h08 (4h08 de Brasília). A previsão de chegada no aeroporto de Guarulhos é às 16h30.

qua, 09/05/2007 - 9h12 | Do Portal do Governo

O papa Bento XVI embarcou nesta quarta-feira em um Boeing 777 da companhia Alitalia, no vôo rumo a São Paulo, primeira etapa de sua visita ao Brasil, onde vai abrir, no santuário de Aparecida, a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Celam).

O avião decolou do aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 9h08 (4h08 de Brasília). Ele deve chegar ao aeroporto de Guarulhos às 16h30.

No aeroporto, cercado por fortes medidas de segurança, o papa se despediu do decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano; do cardeal de Roma, Camillo Ruini; e do bispo da diocese de Porto-Santa Rufina, Gino Reali.

O papa viaja acompanhado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone, pelos bispos Giovanni Battista Ré, prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Comissão para a América Latina e Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, e também de José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

Também fazem parte da comitiva o Substituto da Secretaria de Estado, o arcebispo argentino Leonardo Sandri; o presidente do Conselho Pontifício “Cor Unum”, órgão da Santa Sé que se encarrega de distribuir a caridade do papa, o arcebispo Josef Cordes; o mestre de cerimônia, o arcebispo Piero Marini; e os dois secretários, Georg Gaenswein e Mieczyslaw Mokrzycki.

O médico pessoal do pontífice, Renato Buzzonetti; o porta-voz do Vaticano, o jesuíta Federico Lombardi; e o organizador das viagens papais, Alberto Gasbarri, além de membros da segurança do Vaticano, dois integrantes da Guarda Suíça e mais de 50 jornalistas, fotógrafos e câmeras de televisão completam o grupo que acompanha o papa.

Bento XVI deve retornar a Roma na próxima segunda-feira (14). Esta é a sua primeira viagem à América e a sexta pelo mundo. Seus destinos anteriores foram Colônia (Alemanha), Polônia, Valência (Espanha), Baviera (Alemanha) e Turquia.

Rotina alterada

A chegada do papa a São Paulo deve mudar a rotina da cidade a partir das 16h30, quando desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (região metropolitana de SP).

Ruas e avenidas serão interditadas, linhas de ônibus serão alteradas, o espaço aéreo será restrito e um forte esquema de segurança terá um batalhão de 10 mil homens das forças armadas e das polícias Civil, Militar e Federal.

Ainda no aeroporto, Bento XVI será recepcionado por autoridades da Igreja Católica e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De lá, seguirá de helicóptero até o Campo de Marte, onde o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), vai lhe entregar a chave da cidade.

O primeiro compromisso oficial de Bento XVI está programado para amanhã, às 11h, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, onde o sumo pontífice terá audiência com o presidente Lula e com o governador José Serra (PSDB). Na ocasião, será lançado o selo postal feito pelos Correios em homenagem ao papa.

À tarde, o papa celebrará sua primeira missa no Brasil durante encontro com a juventude Católica no estádio do Pacaembu (zona oeste de SP), às 18h.

Da Efe, na Cidade do Vaticano

Da Folha Online

(M.S.)