Palha de milho como alternativa de renda para os assentados

Beneficiários dos Assentamentos Monte Alegre e Bela Vista do Chibarro, em Araraquara, fizeram a cultura do milho, aproveitando a palha para processame

qui, 31/05/2007 - 21h21 | Do Portal do Governo

Como nova alternativa de produção, renda e trabalho, sete beneficiários dos Assentamentos Monte Alegre e Bela Vista do Chibarro, ambos em Araraquara, fizeram a cultura do milho na última safra de verão com a finalidade de aproveitar a palha para processamento industrial. Os assentamentos recebem assistência técnica do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

O cultivo foi feito a partir do convite de João Favarim, produtor da cidade de Sales de Oliveira, que, após contato com os técnicos Antonio Carmo Maruccio, Carlos Roberto Malosso e Luiz Gonzaga Finamoredo, do Grupo de Campo do Itesp de Araraquara, ofereceu a possibilidade de fornecer sementes de milho tipo DOW 567 gratuitamente. Após a colheita, ele se comprometeu a comprar a palha, processada conforme padrões pré-definidos, pelo valor de R$3,00 o quilo. O milho fica para o agricultor.

Os assentados que aceitaram a proposta e, mediante contrato, plantaram 22 hectares, obtiveram rendimento médio de 350 quilos de palha por hectare e uma produção média de 100 sacas de milho por hectare. Já o rendimento médio líqüido por hectare (milho + palha) foi de R$ 1.385,00.

A colheita e processamento da palha possibilitaram ainda a geração de trabalho adicional às famílias da comunidade, em especial às mulheres, que se adaptaram ao trabalho de processamento da palha e já vislumbram agregar ainda mais valor ao produto final com a capacitação em processamento artesanal da palha de milho, que já está sendo considerada pelos técnicos do Itesp. O sucesso da experiência atraiu outros produtores e na próxima safra o cultivo e processamento de palha deverá ser ampliado.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)