Palácio Boa Vista recebe atividades culturais neste fim de semana

Diversas ações voltadas a crianças e adultos ocorrerão no sábado (18) e domingo (19), na cidade de Campos do Jordão

sex, 17/05/2019 - 10h04 | Do Portal do Governo

Em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no próximo sábado (18), o Palácio Boa Vista, ícone na vida cultural de Campos do Jordão e residência oficial de inverno do Governador, abre as portas para um fim de semana em família.

As atividades lúdicas serão voltadas a crianças e adultos neste sábado (18) e domingo (19), das 10h às 12h e das 14h às 17h. A iniciativa abordará o tema “O Futuro das Tradições”.

Instalado no alto da Serra da Mantiqueira, com a atmosfera bucólica e arquitetura inspirada nos castelos europeus, o Palácio Boa Vista teve a obra concluída em 1964 e reserva diversas atrações.

História

Em 1969, com a intenção de criar um museu de mobiliário histórico e artístico brasileiro, Luís Arrobas Martins, secretário da Fazenda na gestão de Abreu Sodré, coordenou a criação do Grupo Executivo de Aproveitamento do Palácio de Campos do Jordão (Geapac), constituído por especialistas que auxiliaram na escolha de móveis, pinturas, esculturas, tapetes e objetos de arte.

Com a aquisição das coleções, o edifício assumiu também a vocação de palácio-museu aberto à visitação pública. Em 1970, o prédio foi palco do primeiro Concerto de Inverno da cidade, o atual Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que todos os anos atrai milhares de turistas e moradores do entorno.

O Palácio Boa Vista apresenta uma atmosfera singular criada pelos objetos e personagens que passaram pelo local. Mesmo permanecendo com as funções originais do cotidiano doméstico, as peças expostas ao público constroem a história, nos ambientes de uma casa-museu.