Pais de alunos avaliam qualidade de ensino no Estado

Secretaria da Educação enviará perguntas a partir desta segunda-feira, 27 de outubro

qua, 22/10/2008 - 15h33 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação envia a partir de segunda-feira, 27, questionários sobre qualidade de ensino e aprendizagem para todos os pais ou responsáveis por alunos que participarão do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). É a primeira vez que um levantamento deste tipo é realizado no Estado. Receberão as perguntas todos os pais e mães dos cerca de 1,8 milhão de estudantes que passarão em novembro pelas provas (matemática, língua portuguesa e ciências da natureza).

A expectativa da Secretaria é que cerca de 3,6 milhões de pais ou responsáveis respondam, em conjunto, aos questionamentos. Até 4 de novembro o questionário deve ser devolvido às escolas. A entrega e a devolução será via alunos. Em 5 de novembro as escolas devem encaminhar as respostas às suas respectivas Diretorias de Ensino. Participarão do Saresp, em 25 e 26 de novembro, estudantes de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

Além de situação socioeconômica, o levantamento pretende verificar a opinião dos pais sobre a escola do filho, hábitos de estudo, trajetória escolar, dinâmica das aulas e prática dos professores, entre outros pontos. A Secretaria já orientou escolas para, caso haja necessidade, reunir os pais ou responsáveis para orientação de como responder as perguntas.

O questionário faz parte do sistema de avaliação organizado pela Secretaria. A idéia é cruzar os dados com os resultados do Saresp, verificando as variáveis que interferem no desempenho dos alunos, obtendo conhecimento sobre possíveis influências na avaliação. A Secretaria está também disponibilizando questionários para os professores, supervisores e diretores estaduais.

Além dos pais e responsáveis, os alunos terão de responder questões. São perguntas socioeconômicas e culturais que envolvem o dia-a-dia familiar dos estudantes. “É fundamental que tenhamos uma avaliação completa. Além dos resultados dos alunos nas provas, queremos saber o que pode influenciar em sua vida escolar. Estamos fechando todos os lados para verificar como dar um passo adiante na educação”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Aplicação do Saresp

1º dia

2ª série do EF: língua portuguesa
4ª, 6ª, 8ª do EF e 3ª do EM: língua portuguesa e matemática

2º dia
2ª série do EF: matemática
4ª série do EF: redação
6ª e 8ª série do EF: ciências e redação
3ª do EM: ciências (física, química e biologia) e redação

Da Secretaria da Educação