Padronização de plugues e tomadas regulamenta e aumenta segurança

A partir de 1º de agosto só poderão ser colocados no mercado modelos que sigam a norma NBR 14136/2002

seg, 06/08/2007 - 8h07 | Do Portal do Governo

Mais uma etapa no processo de mudanças na fabricação e comercialização de plugues e tomadas foi cumprida na última quarta-feira, 1º de agosto. A partir desta data só podem ser colocados no mercado, pelos fabricantes e importadores desse produto, modelos de plugues de dois pinos desmontáveis que estiverem em conformidade com a norma brasileira NBR 14136, publicada em 2002 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A principal modificação é no formato do plugue, que deverá sofrer alterações tanto no modelo de dois pinos, quanto no de três, e também da tomada, cujo encaixe deve ser rebaixado, para dar mais segurança contra choques elétricos. O modelo de três pinos é o adequado para a ligação do fio-terra à tomada.

De acordo com a Lei Federal nº. 11.337, de 26 de julho de 2006, todas as novas edificações precisam ter o aterramento da rede elétrica. Além disso, todos os aparelhos, cuja lei especifica, de carcaça metálica e aqueles sensíveis a variações bruscas de tensão, devem apresentar o plugue de três pinos.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), órgão do qual o Ipem-SP é delegado, trabalha desde o início dos anos 90 com o setor produtivo e a sociedade organizada na regulamentação específica de plugues e tomadas para uso doméstico, a fim de tornar obrigatória a certificação baseada na norma NBR 14136, de forma escalonada, a partir de 1/8/2007.

Com essa norma, os ensaios de segurança elétrica são atendidos. Assim, a padronização, além de proteger ainda mais o cidadão e assegurar a eficiência energética, propicia a concorrência justa da indústria nacional e a torna mais competitiva no comércio mundial.

Em caso de dúvidas o consumidor deve consultar o Inmetro pelo telefone da ouvidoria 0800-2851818 ou no site www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas.

Do IPEM