Pacientes idosos ouvem histórias no Hospital das Clínicas

Profissionais do Instituto de Ortopedia levam atividades lúdicas aos leitos

ter, 21/07/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Para ajudar a passar o tempo e amenizar a internação de idosos, profissionais do Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOT do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – HC/FMUSP, ligado à Secretaria da Saúde, levam até o leito ações lúdicas como, por exemplo, a leitura de livros. Dos 200 atendimentos feitos pelas profissionais da brinquedoteca, mais da metade são voltados a adultos.

Brincadeiras, jogos e histórias que geralmente no ambiente hospitalar ficam restritas a alas ligadas à pediatria, no IOT fazem parte da estadia de adultos e idosos.  “Os pacientes da ortopedia na maior parte das vezes não podem sair de seus leitos, já que muitos passam por cirurgias”, explica a terapeuta ocupacional e coordenadora de humanização do instituto Thaís Olher.

Uma recreacionista e uma terapeuta ocupacional atendem a ala pediátrica, mas em três dias da semana visitam duas enfermarias de adultos, onde levam atividades principalmente para os idosos.

A terapeuta ocupacional, Thaís Olher, defende essa atividade com adultos. “A idéia não é infantilizar o idoso, ao contrário. Temos livros que vão do ‘Pequeno Príncipe’ às obras de Érico Veríssimo disponíveis aos pacientes”, afirma.

da USP