Ouvidoria do Ipem-SP completa 14 anos a serviço do cidadão paulista

Criada no dia 27 de maio de 1993, a ouvidoria do Ipem-SP é uma das primeiras em funcionamento no serviço público no País

sex, 25/05/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

A ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, completa, neste domingo, dia 27, 14 anos de atendimento e serviços prestados em defesa dos direitos do cidadão paulista. Criada no dia 27 de maio de 1993, a ouvidoria do Ipem-SP é uma das primeiras em funcionamento no serviço público no País.

O ouvidor Flávio Floret enfatiza o caráter mediador e de resolução de problemas do serviço. “A ouvidoria está aqui para esclarecimentos e solução de conflitos nas relações de consumo e nas questões interpessoais internas do Ipem-SP. Hoje somos considerados modelo para vários outros institutos de metrologia e somos consultados até mesmo por ouvidorias privadas, devido ao grande envolvimento com a área comercial à pesquisa que desenvolvemos”, afirma.

Segundo o ouvidor, isso é resultado do grau de especialização alcançado pela equipe. O índice de aprovação dos serviços prestados pela ouvidoria de janeiro a abril de 2007 foi superior a 97%.

Além disso a ouvidoria desenvolve diversas parcerias com outras instituições do governo, como o projeto “Cidadão Consciente, Consumidor Inteligente”, que leva durante todo o ano palestras de educação ao consumidor aos dez postos do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa executado no âmbito da Secretaria da Justiça.

Para o superintendente Antonio Lourenço Pancieri, a ouvidoria representa um avanço, não para criticar, mas para colaborar, buscando, mecanismos para avaliação do Ipem-SP. “Esse é um serviço que deve ser privilegiado e ter maior apoio daqui para frente. A idéia é ampliar os serviços da ouvidoria. A pesquisa é boa na medida em que identifica pontos onde poderemos atuar. Pesquisar e atuar: esse é o caminho”, reitera o superintendente.

Já passaram pela ouvidoria diversos colaboradores, a pioneira foi uma mulher: Júlia Clemente, que ficou no cargo até setembro de 2003 e hoje trabalha junto à direção do Ipem de Santa Catarina. Logo após, assumiu a função até setembro de 2006, Antonio Lourenço Pancieri, atual superintendente do Ipem-SP. Em seguida, Oswaldo Alves Ferreira Júnior, que deixou o cargo em dezembro de 2006, para se tornar Chefe de Gabinete da instituição. Atualmente é responsável pela ouvidoria o especialista em Metrologia e servidor há 22 anos, Flavio Floret.

Reclamações, denúncias, esclarecimentos e elogios dos serviços prestados à população podem ser feitos por e-mail, carta, pessoalmente ou pelo telefone 0800 013 0522.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)