Outubro Rosa: Estação Largo Treze recebe ações de conscientização nesta semana

Iniciativas programadas para 7 e 8 de outubro na Linha 5-Lilás celebram o mês de prevenção contra o câncer de mama

seg, 07/10/2019 - 9h29 | Do Portal do Governo

A estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás, do Metrô, recebe nesta semana ações de conscientização contra o câncer de mama, promovidas pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação do ramal, em parceria com a ONG Amor Rosa e o Instituto Lado a Lado pela Vida.

O passageiro é convidado a doar mechas de cabelo para produção de perucas a mulheres que estão em quimioterapia. A ação, programada para os dias 7 e 8 de outubro, das 10h às 16h, busca motivar as pessoas que estejam dispostas à doação, enfatizando o espírito de solidariedade.

O instituto, parceiro na ativação, montou um espaço com penteadeira e espelho, com cabeleireiros disponíveis para recolher as mechas de cabelo. Os profissionais são preparados para ajudar os doadores que desejam passar por essa transformação de forma consciente e leve.

São necessários, pelo menos, 15 centímetros de fio para preparação das perucas. No entanto, quem quiser apoiar a causa sem mudar muito o visual, pode contribuir com apenas uma mecha.

Equipe

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce dos distintos tipos de tumores, a ViaMobilidade promove nesta terça-feira (8), das 10h às 16h, iniciativa que contará com a presença de uma equipe de enfermeiros para realizar aferição da pressão arterial e para explicar aos passageiros que circulam na estação como realizar corretamente o autoexame das mamas, com o uso da réplica de uma mama, a Mamamiga.

Completando os serviços oferecidos, membros do Instituto Lado a Lado pela Vida farão a distribuição de folhetos informativos sobre tumores femininos (mama, colo de útero e ovários).

Exposição

Também na estação Largo Treze está em cartaz a exposição “Mulheres por inteiro”, produzida pela fotógrafa Diacuy Mesquita Piccione, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

A mostra apresenta imagens e frases de incentivo de 18 mulheres que foram diagnosticadas com câncer e estão em fase inicial ou final do tratamento da doença. A mostra permanece na estação o dia 30 deste mês.