Os sambas carioca e paulistano se juntam no Centro Tom Jobim

É o que propões o projeto “O Samba na Ponte Aérea Rio de Janeiro – São Paulo,” que acontece nos dias 23, 27 e 30 de agosto

qua, 22/08/2007 - 10h19 | Do Portal do Governo

Quando se fala em música brasileira, logo vem à cabeça o samba. Esse ritmo está difundido em todo o país, mas em algumas regiões assumiu características próprias, como no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mostrar o surgimento do samba nesses dois locais por meio de apresentações musicais é o objetivo do projeto “O Samba na Ponte Aérea Rio de Janeiro – São Paulo”, que acontece na Universidade Livre de Música do Centro Tom Jobim nos dias 23, 27 e 30 de agosto.

Para exemplificar a idéia do evento, a ULM recebe grupos musicais que levarão para o público as principais obras do repertório do compositor Noel Rosa e de figuras emblemáticas do samba paulistano como Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini. Além disso, especialistas deste universo artístico farão audições comentadas antes dos shows, apresentando a obra, vida e os pensamentos sociais destes artistas.

Na quinta-feira, 23 de agosto, a homenagem fica por conta da jornalista Mônica Soutelo, que vai revelar ao público os aspectos profissionais e pessoais do compositor carioca. Em seguida, o cantor Guilherme Meyer e o grupo Ninguim apresentam as principais músicas de Noel Rosa, como Fita Amarela, Feitiço da Vila, Filosofia, Conversa de Botequim, Pierrô Apaixonado, entre outros. Tanto Meyer como os integrantes do grupo Ninguim são estudantes da Universidade Livre de Música.

O Samba na Ponte Aérea continua na próxima semana com os shows do Grupo Julietas, explorando também o universo musical do boêmio Noel Rosa, e do conjunto musical Choromelas, que leva ao público o melhor da música dos italianos sambistas Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini. Palestras sobre os trabalhos destes profissionais do samba acompanham as apresentações.

Serviço

O Samba na Ponte Aérea Rio de Janeiro – São Paulo

Guilherme Meyer e Grupo Ninguim

Centro de Estudos Musicais Tom Jobim

Unidade Luz – Largo General Osório, 147 – Telefone: (11) 3221.3929

23/08, às 18h

Entrada franca.

Da Secretaria Estadual de Cultura

(I.P.)