Orquestra Sinfônica do Estado é a atração da Virada Cultural em São José dos Campos

Evento acontece sábado e domingo, dias 19 e 20

sex, 18/05/2007 - 17h52 | Do Portal do Governo

Além de música erudita da mais alta qualidade com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Virada Cultural em São José dos Campos – que acontece nos próximos sábado e domingo, dias 19 e 20 – terá como destaque Ná Ozzetti, consagrada como uma das mais importantes cantoras do país, e o grupo Nação Zumbi, reverenciado nos palcos de festivais de todo o Brasil, da Europa e EUA.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo foi fundada em 1954. Esteve por 24 anos sob o comando do maestro Eleazar de Carvalho, até sua morte, em 1996. Desde 1997, sob direção do maestro John Neschling, passou por transformações que a colocaram como um novo referencial de qualidade e excelência nos campos da Arte, da Cultura e da Educação no Brasil.

A exemplo do que aconteceu na Capital, a maratona cultural irá apresentar 24 horas de shows e expressões artísticas de todos os gostos e gêneros, em 10 das maiores cidades do Estado de São Paulo. Em São José dos Campos, as atrações incluem além de artistas de renome nacional e regional, apresentações teatrais, dança, artes circenses e performáticas, concertos, filmes, e mostras de artes. Uma das apresentações mais aguardadas é a do grupo folclórico Piraquara, criado em 1987, que trabalha na preservação das manifestações de cultura popular, principalmente do Vale do Paraíba. Conhecido pela exuberância de cores, música e dança, o grupo também é responsável por abrir, todos os anos, o carnaval joseense com o bloco Pirô-Piraquara.

A Virada Cultural em São José dos Campos será apresentada em vários locais da cidade, como Parque da Cidade Roberto Burle Marx (palco principal), Teatro Municipal de São José dos Campos Cine Santana e Centro Cultural Mário Covas.

Confira aqui a programação completa:

Dia 19/05

18h

Abertura Oficial

Local: palco principal

A partir das 18h

Coletivo Rolê

Projeção de imagens noturnas – Intervenção Urbana

O grupo de 10 fotógrafos que, desde 2003, registra em fotografia e vídeo a cidade de São Paulo durante as madrugadas realiza projeções de imagens num roteiro noturno. Participam Cauê Ito, Edu Castello, Fabio José, João Sal, José Pedro, Lucas Pupo,Marcos Cimardi, Paulo Batalha, Renato Missé e Ronaldo Franco.

Local: itinerante

18h30

Havana Brasil

Banda que tornou-se famosa por suas apresentações no circuito de casas noturnas de São Paulo, apresenta o repertório de seu CD Ao Vivo , com sucessos da música afro-cubana e caribenha

Local: palco principal

19h

Trapiche

Com: Cia 08 Nova Dança/ Direção: Lu Favoreto

O Fandango caiçara, manifestação cultural característica do litoral do Paraná, vive o risco de extinção. Com Trapiche, o grupo mergulha no universo poético do Fandango para falar de abandono, memória, transformação e preservação.

Local: Teatro Municipal

20h30

Rádio Comida

Com: Grupo Rádio teatro

O grupo de Campinas propõe este programa de entretenimento em que letras de músicas conhecidas são transformadas em comida e receitas culinárias.

Local: palco principal

21h

Aretha

Concepção, direção e interpretação: Diogo Granato

Segundo trabalho solo de Diogo Granato, bailarino integrante da Cia. Nova Dança 4, rendeu-lhe o prêmio APCA de melhor intérprete em 2007. Neste jogo cênico de improviso entre o iluminador e o intérprete, a trilha sonora (composta exclusivamente por músicas de Aretha Franklin) é escolhida no ato pelo intérprete e pelo público.

Local: Teatro municipal

21h30

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP

Regente: Maestro John Neschling

Fundada em 1954, alternou períodos de sucesso e de grande dificuldade. O grupo esteve por 24 anos sob o comando do maestro Eleazar de Carvalho, até sua morte, em 1996. Desde 1997, sob direção do maestro John Neschling, passou por transformações que a colocaram como um novo referencial de qualidade e excelência nos campos da Arte, da Cultura e da Educação no Brasil.

Local: palco principal

22h30

Grupo Cachuera!

O grupo paulistano, que pesquisa tradições populares de diversas regiões do Brasil, convida o público a participar de uma roda de Jongo (manifestação característica da região Sudeste do país).

Local: Imediações do palco principal – Parque da Cidade

23h

Ná Ozzetti

Consagrada como uma das mais importantes cantoras do país, Ná apresenta repertório com canções contemporâneas autorais e de seus parceiros, além de canções brasileiras tradicionais. Acompanha a cantora o quarteto formado pelos importantes músicos: Mário Manga, Sérgio Reze, Zé Alexandre Carvalho e Swami Jr.

Local: Teatro Municipal

23h30

Trilhas e Raízes

Formada em 2002 em São José dos Campos, a banda de reggae apresenta o repertório de seu segundo CD, Seguindo as Estrelas.

Local: palco principal

Dia 20/05

0h

Noitão – Cinema

Oito mulheres (Huit femmes, França, 2001)

Direção: François Ozon

O Natal se aproxima. Um assassinato é cometido numa antiga casa isolada. Quem será o culpado? Entre as oito suspeitas, grandes atrizes do cinema francês de diferentes gerações, que aceitaram um modesto cachê para estrelar no filme de François Ozon.

Exibição em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

Local: Cine Santana

1h

Nação Zumbi

O grupo de precursores do Manguebeat, que originalmente acompanhava Chico Science, reverenciado nos palcos de festivais de todo o Brasil, da Europa e EUA , apresenta o repertório de seu último CD, Futura.

Local: palco principal

1h

A Barca

Grupo formado em São Paulo em 1998, consagrou-se pelo extenso trabalho de pesquisa e releitura das tradições populares brasileiras. Apresenta o repertório do CD Trilha, Toada e Trupé, resultado de uma viagem de 10.000 km que percorreu 9 estados brasileiros.

Local: Teatro Municipal

2h

Noitão Cinema

A Grande Testemunha (Au Hasard Balthazar, França, 1966, 90 min.).

Diração: Robert Bresson.

A vida triste e a morte de Balthazar, um jumento, desde sua infância idílica cercado por crianças que o adoravam até a idade adulta, tiranizado

como animal de carga. Uma crônica cruel e irônica sobre a natureza humana.

Exibição em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.

Local: Cine Santana

2h30

DJ Oscar Bueno

Personalidade da noite de São Paulo desde os anos 80, Oscar organiza, há seis anos, o projeto Paradise After Hours, que tem se mostrado um dos melhores after-hours de São Paulo. Os sets são de música eletrônica undergroud.

Local: palco principal

3h

O Barril

Com: Ângela Dip/ Direção: Vivien Buckup

Pensamentos, situações e sentimentos são narrados por uma mulher ,momentos antes dela atirar-se numa catarata a bordo de um barril.

Local: Teatro Municipal

3h30

DJ Camilo Rocha

Na ativa desde os primórdios da cultura eletrônica no Brasil, o DJ, produtor e jornalista Camilo Rocha apresenta um set com uma mescla bem balanceada de electro-house, breakbeat, house e tecno.

Local: palco principal

4h

Noitão Cinema

A professora de piano (La pianiste, França, 2001, 130 min.).

Direção: Michael Haneke.

Erika Kohut é uma professora de piano no conservatório de Viena. Quando não está dando aulas de música, costuma freqüentar cinemas pornôs, peep-shows e lugares promíscuos. O encontro com Walter, jovem aluno de piano que ela critica severamente, revela a imaturidade da professora, precipitando uma relação onde amor e jogos perversos confundem-se perigosamente.

Local: Cine Santana

8h

Piraquara Musical

Criado em 1987, o grupo folclórico Piraquara trabalha na preservação das manifestações de cultura popular, principalmente do Vale do Paraíba. Conhecido pela exuberância de cores, música e dança, o grupo também é responsável por abrir, todos os anos, o carnaval joseense com o bloco Pirô-Piraquara.

Local: palco principal

10h

Grupo Furunfunfum

O Macaco Simão e outras Histórias e Outras Canções

Espetáculo dramático-musical dividido em duas partes. Na primeira apresentam de músicas infantis e histórias musicais, com a participação da platéia. A segunda parte é uma adaptação para teatro de bonecos da história O Macaco e a Velha.

Local: Centro Cultural Mário Covas

10h

Le Parkour Brasil

O mais reconhecido grupo de parkour do país faz uma apresentação de acrobacias urbanas, transpondo os obstáculos mais inusitados e atribuindo-lhes um novo significado.

Local: Praça Afonso Pena

11h

Oficina – Uma Balada para Penélope

Partindo do mito de uma Penélope que faz, desfaz e refaz numa re-elaboração infinita, as Penélopes-artistas Miranda Gotschalk, Mirtes Marins de Oliveira, Flavia Sammarone e Roberta Mahfuz propõem a confecção de um imenso tapete coletivo, a ser elaborado em conjunto com o público.

Local: Gaivota

11h

Congada de Santa Efigênia – Mogi das Cruzes

Um dos poucos exemplos de grupos tradicionais que conseguiram se rearticular no contexto adverso da Grande São Paulo, a Congada de Santa Efigênia está sob o bastão de Gislaine Donizete Afonso, filha do antigo mestre Zé Baiano.

Local: Parque da Cidade

11h

As 04 chaves

Com: Teatro Vento Forte/ Direção: Ilo Krugli

Com canto, dança, invenções, músicas e poesias, o espetáculo é uma aventura poética que assume características de brincadeira de rua. As crianças participam livremente do espetáculo, ajudando a confeccionar algumas alegorias.

Local: Praça Afonso Pena

12h

Projeto Guri

O Projeto Guri nasceu em 1995 na Secretaria de Estado da Cultura e desde 1997 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, que em 2004 foi qualificada como Organização Social de Cultura. Após 12 anos, consolida-se como um dos projetos mais bem sucedidos na área sócio-cultural, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo da música.

Local: Teatro Municipal

12h

Dragão de Nó

Abordando o tema das histórias infantis que estão se diluindo, brincando com as fadas, príncipes e dragões, o espetáculo é costurado por um palhaço e pontuado por números de circo.

Local: Parque da Cidade

13h

Fandango de Chilenas

Dançando com botas de meio cano, as botas dos tropeiros paulistas, nas quais são atadas às chinelas, espécie de grandes esporas com várias rosetas que tinem durante o sapateado e o entre-choque de botas. O acompanhamento é feito com violas.

Local: palco principal

14h

Paulo Freire Trio

Acompanhado por Adriano Busko na percussão e Tuco Freire no contrabaixo, o consagrado violeiro Paulo Freire apresenta lundus, toques de viola, canções sertanejas, e até um tema de Thelonius Monk.

Local: Teatro Municipal

14h30 às 17h30

Patrícia Nepomuceno – Contadora de histórias

Os Olhos que comiam carne

A contadora realiza leitura e representação de contos com temática adulta com objetivo de retirar dos contos tradicionais (incluindo os Contos de Fadas) o rótulo de “literatura infantil”.

Local: Centro Cultural Mário Covas

15h

Projeto Fuá

Organização artística formada por alunos do Instituto de Artes da UNICAMP que estudam e divulgam a cultura popular brasileira, desde as suas influências tradicionais às contemporâneas, realizam uma apresentação dançante aos ouvidos de quem aprecia.

Local: palco principal

16h

Rádio Comida

Com: Grupo Rádio teatro

O grupo de Campinas propõe este programa de entretenimento em que letras de músicas conhecidas são transformadas em comida e receitas culinárias.

Local: palco principal

16h

Yamandú Costa

Um dos maiores fenômenos da música brasileira, Yamandú Costa confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão.

Local: Teatro Municipal

17h

Antônio Nóbrega

Reunindo músicas dos seus seis últimos espetáculos (Na Pancada do Ganzá, Madeira que Cupim não Rói, Pernanbuco falando para o Mundo, Marco do Meio Dia, Lunário Perpétuo e 9 de Frevereiro ) Antônio Nóbrega, junto a oito versáteis músicos , apresenta um espetáculo-síntese desses últimos 12 anos de atividade artística.

Local: palco principal

ENDEREÇOS

Palco Principal

Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Av. Olivo Gomes, s/n° – Santana

Teatro Municipal de São José dos Campos

Rua Rubião Júnior, 84 – 3° piso – Centro

Tel: 3924.7300

Cine Santana

Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana

Tel: 3924.7304

Gaivota

Parque da Cidade Roberto Burle Marx

Av. Olivo Gomes, s/n° – Santana

Centro Cultural Mário Covas

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

Tel: 3921.7587

Leia também as programações de:

Ribeirão Preto

Sorocaba

Santos

Presidente Prudente

Campinas

Bauru

Araraquara

Araçatuba

Rio Preto