Orquestra Sinfônica da USP retoma apresentações às terças-feiras

As apresentações acontecerão no Teatro da Faculdade de Medicina da USP

sáb, 04/08/2007 - 16h24 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica da USP volta a se apresentar neste segundo semestre no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, todas as terças-feiras, ao meio-dia, num evento aberto ao público. São apresentações de música de câmara, por isso o nome Momentos de Câmara. Obras de J. Brahms (1833-1897) e H. Villa-Lobos (1887-1959) inauguram na próxima terça-feira, dia 07 de agosto, a Série Aquarela, que irá se estender até o final de novembro, com uma seleção especial de autores e intérpretes. A iniciativa é da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMUSP.

Neste primeiro concerto irão se apresentar Tiago Naguel, no clarinete, Cláudio Micheletti e Rodolfo Lota, no violino, Wallas Pena, na viola, e Sergio Schreiber, no violoncelo. O programa escolhido para abertura da série inclui as peças Quarteto em si menor op. 115 para clarineta e quarteto de cordas, do compositor alemão Brahms, e o Quarteto de cordas n. 1, do maestro brasileiro Villa-Lobos.

 No ano passado, a Orquestra Sinfônica da USP recebeu o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra do Ano. Foi a 11ª edição dessa láurea, que premia os nomes mais expressivos da música erudita nacional. Dirigida pelo Prof. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi e sob a direção artística do regente Carlos Moreno, a Sinfônica da USP convida freqüentemente solistas e regentes consagrados para apresentações regulares no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Sala São Paulo e na Faculdade de Medicina da USP.

A coordenadora deste programa da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMUSP, Prof. Dra. Diana Helena de Benedetto Pozzi, ressalta a importância da música para a saúde física e emocional das pessoas. “Estudos com técnicas de imagem, aplicadas na avaliação do sistema nervoso, sugerem que o efeito da musica acontece nas regiões cerebrais vinculadas às emoções. Isto é, sorrimos, choramos e nosso organismo reage com a produção de sustâncias como endorfinas e opióides e, quando ouvimos música, o mesmo fenômeno ocorre”, explica Pozzi.

Serviço:

Apresentação da Orquestra Sinfônica da USP – Momento de Câmara

Abertura da Série Aquarela

Data: 07 de agosto – às 12 horas

Local: Teatro da Faculdade de Medicina da USP, Av. Doutor Arnaldo, 455 – Cerqueira César – São Paulo

Aberto ao público

 

 Da FMUSP