Operação Viveiros prende 12 integrantes de quadrilha

Além das prisões, os policiais desarticularam uma quadrilha que abria empresas, levantava empréstimos e depois as fechava

qua, 02/05/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Integrantes de quadrilha que sonegava imposto foram presos, hoje, em ações simultâneas em várias cidades do estado de São Paulo, e em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A Operação Viveiros prendeu, desde a madrugada, 12 pessoas e apreendeu mais de R$ 90 mil em dinheiro, dois automóveis Mercedes e um Audi, relógios, armas, documentos e computadores.

Os policiais civis da seccional de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, começaram a investigar a quadrilha, em maio de 2006. Com mandados de prisão e busca, a operação encontrou e prendeu o chefe do bando, o argentino C.D.M., em Praia Grande, litoral sul do Estado.

Segundo a Polícia, o argentino chefiava o esquema de 13 empresas instaladas em SP e MS. Os suspeitos abriam empresas, efetuavam empréstimos, e depois fechavam sem pagar impostos e terceiros. Segundo dados da Polícia, em três anos, eles teriam movimentado R$ 14 milhões.

A Operação Viveiros, que foi deflagrada por 75 policiais da seccional de Taboão da Serra, contou também com a ajuda dos policiais das outras regiões onde aconteceram as buscas. Além de Taboão, foram cumpridos mandados nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Praia Grande, São José dos Campos, Santo André, Juquitiba, São Lourenço da Serra, e da capital mato-grossense.

Na seccional, os 12 integrantes da quadrilha foram autuados por sonegação de impostos, estelionato, formação de quadrilha e evasão de divisas.

Da Assessoria de Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)