Operação Saturação apresenta 100% menos tentativas de homicídios

Neste sábado, dia 26, a Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste) completa 74 dias de implantação na região do Jardim Elisa Maria, zona norte da

sáb, 26/05/2007 - 11h15 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 26, a Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste) completa 74 dias de implantação na região do Jardim Elisa Maria, zona norte da capital. Ao longo do período, houve significativas reduções nas incidências de diversos tipos de crimes como, por exemplo, a queda de 100% do índice de tentativas de homicídios. Outras modalidades criminais também foram expressivamente inibidas pela forte presença policial, como furtos, com queda de 26%; homicídios dolosos, com 50% a menos e roubos, com 33%.

Até as 6 horas da última sexta-feira, dia 25, os policiais empenhados na Operação já haviam recapturado 20 pessoas procuradas pela Justiça. Além disso, foram detidas 74 pessoas por praticar algum tipo de crime, sendo 60 maiores de idade e 16 menores. Já em relação a drogas e armamentos, foram tirados de circulação em meio a criminalidade mais de 5 quilos de entorpecentes, 25 armas de fogo, quase 640 munições de diversos calibres e cinco artefatos explosivos.

Áreas são previamente estudadas

Para definir qual região será feita a operação, o Comando de Policiamento de Choque faz um planejamento minucioso, por meio do serviço de inteligência da Polícia Militar, para saber qual o local, denominado como Área de Interesse de Segurança Púbica (AISP), há a necessidade de um empenho maior por parte da Polícia. Dentre os recursos utilizados para fazer este levantamento estão o Infocrim, Fotocrim e Copom On-line. Além disso, no local os policiais contam com o auxílio da antena repetidora, que aumenta a potência no sinal do radiocomunicador. Este recurso permite que os policiais tenham acesso fácil e rápido com a central do Copom da PM. Diariamente são empenhados 157 policiais, 46 viaturas, 2 cães e 12 cavalos do Regimento “9 de Julho”.

Ações simultâneas a Operação

Junto com a Operação Saturação acontecem outras três ações policiais, que objetivam a captura de criminosos que, por ventura, consigam fugir do cerco fechado pela Polícia. Uma delas é a Operação Patrulhamento Inteligente (OPI), realizada de forma ostensiva por policiais da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e da Cavalaria fora da área delimitada pela ação policial.

A segunda é a Operação Bloqueio de Área (OBA), na qual a Polícia bloqueia o trânsito rápido em ruas e avenidas previamente determinadas, abordando veículos (motos e carros) cuja atitude dos ocupantes é suspeita. Esta última ação tem como principal objetivo flagrar pessoas conduzindo veículos irregulares ou transportando drogas e armas de fogo.

A outra ação é a Operação Combinada de Presença (OCP), que conta com policiais do Regimento “9 de Julho”, Canil e Corpo Musical, que realizam o patrulhamento montado e a pé.

Unidades especializadas empenhadas

Participam da ação policial as seguintes unidades especializadas do Policiamento de Choque: Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate); Comando de Operações Especiais (COE); Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota); Regimento “9 de Julho” (Cavalaria); Canil; Trânsito e Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Dentre os objetivos da operação está o combate ao tráfico de drogas e demais crimes que estejam relacionados ao comércio de substâncias entorpecentes, como porte ilegal de armas e receptação de produtos contrabandeados e roubados.

Operação Saturação – Uma ação da Polícia Militar paulista

Iniciada em julho de 2005 e finalizada em agosto, a primeira Operação de intensificação da presença dos policiais militares foi na favela Paraisópolis, zona sul da Capital. No final do mesmo mês a ação foi iniciada nas favelas do Jardim Elba, zona leste da Capital, e Tamarutaca, em Santo André(ABC paulista), finalizada em 13 de outubro do ano passado. Com início em 25 de outubro de 2005 e término em 16 de dezembro, a Operação Saturação aconteceu na favela Pantanal, zona sul da Capital. Neste ano, de 3 a27 de janeiro, a atuação foi destinada ao Guarujá (litoral de São Paulo), nas Vilas Zilda, Baiana e João Guarda.

A quinta ação foi desenvolvida no Parque Novo Mundo, zona norte da Capital, entre 23 de fevereiro e 6 de abril. As favelas Buraco Quente e Jardim Colombo II foram os focos na sexta edição da Operação, do dia 5 de maio a 4 de julho. Em seguida, a ação se deu na favela Morro do Samba, região de Diadema, no ABC paulista, entre os dias 11 de julho a 30 de agosto do ano passado.

A oitava edição teve como objetivo aumentar o policiamento nas ruas de Parada de Taipas, bairro da zona norte da Capital, que iniciou no dia 20 de setembro do ano passado e terminou no dia 30 de novembro.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)