Operação inverno fiscaliza comércio de Campos do Jordão

Fundação Procon-SP fiscalizou 42 estabelecimentos em Campos do Jordão entre os dias 16 e 18 de julho

qui, 02/08/2007 - 13h45 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 42 estabelecimentos de diversos ramos do comércio, em Campos do Jordão, durante a Operação Inverno, entre os dias 16 e 18 de julho. O objetivo da operação é coibir ações irregulares e desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). No total, 23 estabelecimentos apresentaram irregularidades.

Ao todo foram constatadas 31 irregularidades, das quais o maior número, 14, refere-se à falta de informação de valores correspondentes aos custos de diárias em hotéis e pousadas, alimentos e outros serviços.

As demais infrações ao CDC foram: produtos com validade vencida (4 estabelecimentos); sem informação sobre taxa de juros nas compras a prazo (2 estabelecimentos); e informação de preços sem ostensividade (2 estabelecimentos); informação de preços em parcelas (2 estabelecimentos); falta de dados sobre o fabricante e outras informações sobre os produtos (2 estabelecimentos), dentre outras.

Os fornecedores irão responder processo administrativo, assegurada ampla defesa, podendo ao final serem multados entre R$ 212,82 (mínimo) e R$ 3.192.300,00 (máximo), de acordo com o artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(J.H.)