Operação Entulho apreende caminhão jogando lixo em local ilegal

Objetivo é coibir descarte irregular de resíduos em locais inadequados, o que pode agravar enchentes durante as chuvas de verão

qua, 24/02/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

Mais uma ação da Operação Entulho foi realizada entre a noite de segunda-feira, 22, e a madrugada de terça-feira, 23, em toda a Capital. Nesta segunda etapa da operação, um caminhão foi apreendido, cinco pessoas foram averiguadas e liberadas e dois boletins de ocorrências foram registrados nas delegacias do meio ambiente do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC).

A operação começou na noite de quinta-feira , 18, e tem o objetivo de coibir o descarte irregular de resíduos, que depositados em locais inadequados podem agravar enchentes, durante as chuvas de verão.

Campo Limpo

Três homens foram flagrados jogando entulho, por volta das 3h30 da terça-feira, 23, na Rua Jacob Medeiros de Miranda, no Campo Limpo, zona sul da Capital. O trio descarregava um caminhão que transportava resíduos provenientes de restos descartados na construção civil. A parte que já havia sido lançada estava sobre o asfalto da rua, a cerca de 30 metros de um córrego.

O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Polícia do Meio Ambiente. De acordo com o delegado plantonista da delegacia, Ubiraci de Oliveira, os três homens serão punidos de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. A infração está no artigo 54, “causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana”; e prevê pena de um a cinco anos de reclusão ao infrator, além de multa de um a 150 salários mínimos.

Um agente da subprefeitura de Campo Limpo efetuou a apreensão administrativa do veículo. Os resíduos serão periciados e a polícia aguarda o resultado dos laudos que indicarão a toxicidade do material.

Pirituba

Em Pirituba, na zona oeste, foram encontradas 20 caçambas irregulares, mas não se configurou como crime, porém serão tomadas medidas administrativas municipais.

Da Secretaria da Segurança Pública