Operação “Dia das Mães” fiscaliza quase cinco mil peças de vestuário

Dos 105 estabelecimentos visitados, 32 estavam com produtos têxteis fora das especificações e foram autuados

seg, 07/05/2007 - 16h02 | Do Portal do Governo

Em operação especial “Dia das Mães”, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou, nos dias 4 e 5 de maio, 4.853 produtos do vestuário feminino.

Os bairros do Brás, Perdizes, Penha, Bom Retiro e Cerqueira Cezar, em São Paulo, e as cidades de Campinas e Novo Horizonte, foram os locais escolhidos para a blitz, pelas oito equipes do Ipem-SP nos dois dias. Dos 105 estabelecimentos inspecionados, 32 apresentaram produtos fora das especificações e foram autuados.

As principais irregularidades encontradas foram calças, conjuntos, calcinhas e sutiãs, além de blusas, cujas etiquetas não traziam a informação do nome/razão social, identificação fiscal, país de origem, composição têxtil, cuidados para conservação do produto ausente ou contraditórios e falta da indicação do tamanho.

A partir da constatação dessas irregularidades, os proprietários e/ou responsáveis foram autuados e os produtos irregulares foram retirados do mercado, para as devidas regularizações.

Os responsáveis têm 15 dias para apresentar defesa junto à Superintendência do Instituto. Após esse período, haverá uma análise jurídica e administrativa de cada caso para estipular uma penalidade administrativa cabível, que varia de uma advertência ao pagamento de multas de até R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Da Assessoria de Comunicação do Ipem-SP

(R.A.)