Olimpíada do Conhecimento: lição de autonomia a alunos da CPTM

Evento realizado no Palácio das Convenções do Anhembi terminou na última terça-feira

sex, 24/08/2007 - 9h56 | Do Portal do Governo

A estréia do Centro de Formação Profissional Engº James C. Stewart, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na Olimpíada do Conhecimento 2007, encerrada na última terça-feira no Palácio das Convenções do Anhembi foi uma experiência única e definitiva na vida dos alunos Celso Luis Bueno Júnior, Marilia Prado de Oliveira e Leandro Leonardi. Além de muito empenho e força de vontade, esses jovens também demonstraram disciplina, agilidade e autonomia na resolução de problemas.

Com formação exclusiva para atuar no sistema sobre trilhos, eles enfrentaram uma maratona de cinco dias de provas teóricas e práticas, disputando três modalidades em pé de igualdade com outros alunos do Senai, que se prepararam por dois anos para a competição. Os itens Eletrônica, Eletricidade Predial e Torno à CNC são módulos dos cursos da escola mantida pela CPTM, enquanto para os demais participantes se configuram em área de formação específica.

“Mais do que troféus e medalhas, o mais importante é o incentivo à troca de experiências e a motivação ao ver nossos alunos e das demais escolas participarem. Isso desperta em todos a vontade de querer fazer algo importante”, destacou o diretor do CFP da CPTM, Ivan Moreno. O coordenador pedagógico e orientador da turma, Wilson Bizerra, ressaltou o brio dos seus pupilos. “Foi um teste de conhecimento, superação física e emocional. Todos saíram vencedores”.

Única mulher entre os 41 competidores na modalidade “Eletricidade Predial”, a aluna da CPTM, Marília de Oliveira, conta que foi muito difícil chegar até o final. “Dois alunos não agüentaram mais e desistiram. Se você senta durante as provas perde pontos”. A jovem, que emagreceu 2,5 quilos durante as competições, diz que o conhecimento adquirido é a maior recompensa. “Você tem de criar soluções para vários problemas e precisa de rapidez na aprendizagem para se adaptar às novas tecnologias e materiais utilizados nas provas”.

O jovem Celso Bueno levará a experiência para a sua carreira profissional. “É uma oportunidade única, que abre um leque de conhecimentos. Fiz amigos, tive a ajuda dos próprios competidores, pois há disputa, mas não rivalidade”. Fazer e não fugir dos problemas. Essa é uma das principais lições que ficou para o aluno Leandro Leonardi. “Eles dão o problema e você tem de resolver”.

Idéias para a ferrovia

Os cinco trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Centro de Formação da CPTM para o Inova Senai, evento paralelo à Olimpíada do Conhecimento, que terminou no último domingo (19), despertaram a curiosidade do público que visitou os estandes nos quatro dias de exposição. Cerca de 70 mil pessoas passaram pelo pavilhão do Anhembi .

Os jovens talentos da escola da CPTM apresentaram dispositivos para melhorar a aderência entre rodas e trilhos, um sensor para evitar quedas da rede aérea provocadas por enroscamento de pantógrafo, um radar para detectar a velocidade dos trens de carga e de passageiros e um aparelho para identificar falhas na bitola da vias

Segundo o diretor da escola, Ivan Moreno, a grande recompensa para os jovens é ver esses projetos implantados na companhia. “Vamos procurar estabelecer um canal para a troca de experiência de tecnologia junto às áreas de manutenção e engenharia para colocar essas idéias em prática”.

Pioneirismo e visão

A CPTM vem investindo pesado na mão-de-obra para o setor ferroviário, dotando o CFP James C. Stewart de tecnologia de ponta e infra-estrutura para a formação de 60 jovens por ano. Após concluírem os cursos, muitos desses alunos são contratados pela própria CPTM ou por outras empresas, que necessitam de pessoal especializado para a crescente demanda do setor metroferroviário.

Até 2010, estão previstos investimentos da ordem de R$ 6 bilhões na modernização da CPTM, o que exigirá técnicos altamente capacitados para dobrar a capacidade de transporte dos atuais 1,6 milhão para mais de 3 milhões de usuários por dia. O crescimento ocorrerá com a respectiva melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Focada na qualidade do ensino, a CPTM mantém laboratórios de informática, desenho técnico, metrologia, hidráulica, pneumática, além de uma via permanente didática, com trilhos, dormentes, rede aérea e carro ferroviário. Para vivenciar as situações operacionais do dia-a-dia, os jovens também contam com uma réplica de um trem pesando três toneladas e um simulador de sinalização e outro de controle de tráfego, que reproduzem as atividades do Centro de Controle Operacional.

Espetáculo

A cerimônia de encerramento da Olimpíada do Conhecimento, no Palácio das Convenções do Anhembi, foi marcada pela emoção. Apresentada pelo ator Marcos Frota, a festa premiou os três melhores colocados em cada uma das 50 categorias em disputa. Considerado o maior evento de ensino profissionalizante do mundo, a Olimpíada reuniu 772 alunos, de 71 escolas Senai do Estado de São Paulo, nos cinco dias de provas.

A abertura da premiação ficou por conta do presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, que parabenizou os jovens pelo total envolvimento. A entrega das medalhas também teve a participação do vice-governador do Estado, Alberto Goldman. Acompanhado dos astronautas Jeffrey Williams (EUA) e Pavel Vinogradov (Rússia), tripulantes da Missão Centenário, Marcos Pontes, que também é ex-aluno do antigo Senai Ferroviário, roubou a cena durante a entrega das medalhas. “Nesta competição, todos nós somos vencedores”, disse à platéia entusiasmada.

Outro ponto alto da cerimônia foi a apresentação do maestro João Carlos Martins, que regeu a Orquestra Filarmônica do Senai-SP, formada por alunos. No encerramento da premiação, o tenor Thiago Arancan Festa, ex-aluno do Senai e hoje no Teatro Scala de Milão, arrancou aplausos com a interpretação das músicas Aquarela do Brasil e Amigos para Sempre.

Da CPTM