OC Alfredo Volpi recebe inscrições para ação sobre corporeidades negras

Interessados em participar da atividade da Oficina Cultural podem realizar o cadastro até a próxima quarta-feira (20)

ter, 19/02/2019 - 8h58 | Do Portal do Governo

Seguem até a próxima quarta-feira (20) as inscrições para a atividade “Corpos Negros e Cangaço: Construção da Estética Social do Sertão”, que será realizada pelo Núcleo de Estudos “Corporeidades Negras”, na unidade Alfredo Volpi do Programa Oficinas Culturais do Estado do São Paulo.

De acordo com integrantes do Núcleo, a pesquisa deste ano segue em busca das corporeidades negras que não se dobraram aos valores coloniais e permaneceram não resgatadas.

Os participantes também rastrearão de que maneira o corpo feminino elaborou performances de resistência e rompeu com o padrão de poder imposto, além de conhecer melhor o conceito de estética decolonial do cangaço, que se veste de cor e riqueza, apesar da pobreza e do cinza imposto ao sertão.

Abertura

A atividade Corpos Negros e Cangaço: Construção da Estética Social do Sertão será realizada de 28 de fevereiro a 28 de março, das 19h às 21h30. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos e ir à abertura, que acontecerá na próxima quinta-feira (21). As vagas são limitadas.

Desde 1986, o Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, atua na formação e na vivência da população no campo cultural, realizando atividades gratuitas de formação e difusão da cultura em diversas linguagens artísticas.