Obsessão por alimentação saudável pode ser prejudicial

Preocupação excessiva com alimentos pode levar a um quadro de transtorno psiquiátrico conhecido como ortorexia, alertam especialistas

qua, 08/08/2018 - 10h48 | Do Portal do Governo

Modismos alimentares, culto ao corpo e a excessiva publicidade de produtos supostamente saudáveis ou enriquecidos podem ser causas para a ortorexia, transtorno psiquiátrico decorrente da obsessão relacionada à alimentação.

Quem faz o alerta é a médica Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa ‘Meu Prato Saudável’: “Os ortoréxicos costumam levar essas tendências a níveis extremos”, diz. Segundo ela, o distúrbio surge quando a pessoa passa a ser excessivamente preocupada com o que come, adotando hábitos de alimentação radicais como, por exemplo, conferir um a um os nutrientes e calorias de cada alimento, deixar de comer fora de casa e preferir exclusivamente os alimentos ditos “naturais”.

A médica alerta que, assim como tudo na vida, é preciso evitar excessos, mesmo quando se trata de saúde: “Se virar obsessão, certamente será mais prejudicial do que benéfico.” A não ser que haja alguma restrição nutricional específica, não há alimento proibido. E comer de forma saudável deve ser um hábito natural, de preferência adquirido desde a infância.

“Preocupar-se com a alimentação saudável é diferente de ser ortoréxico. A diferença está no grau de preocupação com o alimento ingerido e na restrição de nutrientes que são essenciais ao organismo”, conclui.

A correria do dia a dia acaba fazendo com que as pessoas comam em restaurantes, e a grande variedade de alimentos e as muitas tentações podem levar as pessoas a não se alimentarem corretamente. No entanto, é possível, sim, comer fora de casa sem engordar, mantendo uma alimentação saudável.

A nutricionista Mirian Furtado recomenda que a salada seja a primeira a ser colocada no prato. “Carboidrato deve estar em ¼ do prato, sendo arroz, macarrão, batata, e então vem a proteína, seja ela vegetal ou animal. Dê preferência para as carnes brancas e tente evitar frituras e dê preferência para tudo que for assado e grelhado”, orienta.