Obras da Linha 17- Ouro, do Metrô, alteram o trânsito na Marginal Pinheiros

Ônibus do Paese atenderão passageiros da Linha 9, da CPTM, no sábado (12) e domingo (13), entre Santo Amaro e Berrini

sex, 11/10/2019 - 15h36 | Do Portal do Governo

Em continuidade às obras da futura estação Morumbi, da Linha 17-Ouro, do Metrô, um trecho da Marginal Pinheiros e em quatro estações da Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), terão interdições a partir de 22h desta sexta-feira (11).

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fechará a pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido Castelo Branco, a partir da Ponte Transamérica até a região de transposição da pista local da Marginal Pinheiros para a pista expressa, nas proximidades da Ponte Caio Pompeu de Toledo.

A via será reaberta ao trânsito às 3h30 da próxima segunda-feira (14). Vale destacar que a criação de alternativas para os veículos durante a interdição estará a cargo da CET.

O consórcio contratado para executar as obras na Linha 17 lançará e instalará as estruturas metálicas do mezanino da futura estação Morumbi. Por causa dos trabalhos, a Linha 9 funcionará parcialmente no fim de semana, com interrupção no trecho das estações Santo Amaro, Granja Julieta, Morumbi e Berrini no sábado (12) e no domingo (13).

Os trens voltam a circular normalmente às 4h da segunda-feira (14), com a abertura de todas as estações da Linha 9.

Alternativas

Para minimizar o transtorno aos passageiros, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos criou uma estratégia que envolve o Metrô e a CPTM, além das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que administram as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, com o apoio da CET e da SPTrans.

Foram afixados cartazes e banners com informações sobre as interdições e alternativas, além da presença de funcionários para orientação nas principais estações da CPTM e de metrô. Também haverá equipes para acompanhar pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, auxiliando na chegada aos ônibus do Plano de Atendimento às Empresas em Situações de Emergência (Paese).

Além disso, mensagens informativas serão veiculadas nos sistemas sonoros das estações das linhas 9-Esmeralda, 4-Amarela e 5-Lilás, bem como nos monitores de todos os trens. Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9, ou seguir a viagem para outras regiões.

Sentido Osasco

Para quem segue em direção a Osasco, a opção é descer na estação Santo Amaro e usar as linhas 5-Lilás (até Chácara Klabin), 2-Verde (até Consolação/Paulista) e 4-Amarela, retornando à Linha 9 em Pinheiros.

Sentido Grajaú

Para quem viaja no sentido Grajaú, a opção é descer na estação Pinheiros e usar as linhas 4-Amarela (até Paulista/Consolação), 2-Verde (até Chácara Klabin) e pegar a 5-Lilás para retornar à Linha 9 em Santo Amaro.

Paese

Ônibus do sistema Paese estarão à disposição para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9. Os coletivos percorrerão o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 25 minutos no sentido Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.

Senha

Para a utilização dos veículos do Paese, os passageiros que já estiverem nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9 ou da Linha 5) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próximo às catracas. A senha será entregue pelo passageiro para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem.

Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.

Santo Amaro – Embarque e desembarque

O acesso aos ônibus do Paese será na Avenida Padre José Maria, próximo ao acesso à estação; no mesmo local, será feito o desembarque.

Berrini – Embarque e desembarque

O embarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação; o desembarque ocorrera na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), na esquina com a Rua Joel Carlos Borges.

Para informações sobre o funcionamento das linhas ao longo das intervenções, os passageiros podem entrar em contato com a CPTM, por meio do 0800-055-0121. Informações sobre as obras da Linha 17-Ouro podem ser obtidas com a Central de Atendimento à Comunidade, do Metrô, pelos telefones (11) 3371-7519 e (11) 3371-7520.