Obras da Etec Guarulhos começam e região ganha nova sede da Fatec

Espaço ainda vai abrigar ambientes comuns às unidades como auditório com 305 lugares e quadra poliesportiva com arquibancada

seg, 13/07/2015 - 13h19 | Do Portal do Governo

O município de Guarulhos ganhou uma nova sede da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e contará com uma nova Etec (Escola Técnica Estadual). “Nós teremos aqui um bloco da Etec e um bloco da Fatec, com laboratório, sala de aula, biblioteca, auditórios, e no caso da Etec também ensino médio. Então os alunos vão poder fazer o ensino médio junto com o técnico, já saem com os dois diplomas, tudo de graça. E o outro bloco é da Fatec. Tínhamos aqui [Guarulhos] um prédio alugado mas não é como um prédio próprio. Uma grande conquista”, disse o governador Geraldo Alckmin durante vistoria às obras da Etec e entrega da nova sede da Fatec da região.

A nova sede da Fatec conta com 24 salas de aula, 17 laboratórios (1 de comandos elétricos, 1 de eletricidade e eletrônica, 1 de ensaios metalográficos, 1 de hidráulica e pneumática, 6 de informática, 1 de maquetes, 1 de metrológica, 1 de processos e fabricação, 1 de robótica aplicada, 1 de simulação de sistemas, 1 de sistema integrado de manufatura, 1 de instalações elétricas), biblioteca e anfiteatro com 117 lugares. No total, as instalações físicas terão área construída de 8.280,80 metros quadrados.

Entre os ambientes previstos na sede da futura Etec, que terá área construída de 6.843,47 metros quadrados estão: 13 salas de aula, 12 laboratórios (1 de automação e máquinas elétricas, 1 de células robotizadas, 1 de ciências, 1 de eletricidade e eletrônica, 4 de informática, 1 de instrumentação pneumática / eletropneumática, 2 de instrumentação, 1 de redes), sala multiuso, biblioteca e anfiteatro com 109 lugares. 

As áreas do campus foram cedidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e pela Secretaria estadual de Educação (SEE) e têm metragem superior a 17,2 mil metros quadrados. O Governo do Estado vai investir mais de R$ 55,6 milhões nas obras de construção dos prédios. O espaço ainda vai abrigar ambientes comuns às unidades como auditório com 305 lugares e quadra poliesportiva com arquibancada.

Sobre os cursos técnicos e tecnológicos

Os cursos técnicos previstos para a futura Etec, que deve iniciar suas atividades em 2018, são Administração, Automação Industrial, Informática e Instrumentação, além de um curso técnico integrado ao Ensino Médio.

Os 709 alunos da Fatec, implantada no segundo semestre de 2007, estão distribuídos entre os cursos superiores de tecnologia de Logística Aeroportuária e Logística. A novidade do vestibular para o próximo semestre é a oferta do curso de Gestão Empresarial na modalidade a distância (EaD), que teve a procura de 6,35 candidatos por vaga no processo seletivo.

Pela parceria firmada entre o Centro Paula Souza e a SEE, Guarulhos conta com oferta do Ensino Técnico em duas escolas estaduais: Coronel Ary Gomes e João Crispiniano Soares.

Do Portal do Governo do Estado