Novos trens para linha C da CPTM começam a ser testados

Primeira composição começa a rodar em novembro. Encomenda envolve um total de 48 carros

sex, 10/08/2007 - 19h37 | Do Portal do Governo

Em processo de fabricação, a caixaria dos novos trens da CPTM, que circularão na linha C (Osasco-Jurubatuba), já passa pelos primeiros testes estruturais. A primeira composição (de quatro carros cada) começará a rodar em novembro e outras duas em dezembro, a fim de atender ao início da operação do novo trecho de 8,5 km de extensão da Linha C. O ramal ganhará três novas estações, vias duplas sinalizadas e modernos sistemas de energia, sinalização e telecomunicações.

O procedimento visa simular situações com cargas como se o trem estivesse em operação para verificar se há deformação, trincas ou ruptura de algum elemento da caixa do carro de passageiros. Essa etapa antecede os testes de prova d’água, testes estáticos e dinâmicos (com o trem em movimento), sempre acompanhados por  técnicos da CPTM.

Do total de 48 carros encomendados pela CPTM, dez estão sendo montados na linha de produção da Alstom do Brasil, na Lapa. O primeiro carro-motor já está em fase bem adiantada, inclusive com a máscara frontal (fachada), portas e piso. No momento, os operários trabalham na parte de infra-estrutura dos sistemas, que consumirá nada menos que 17 quilômetros de fiação.

A fabricação das novas unidades vem obedecendo ao cronograma estabelecido. Construídas com tecnologia de última geração, elas terão ar condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção aos raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, monitoramento de falhas computadorizado, freios dinâmicos, entre outros.

As unidades também atendem às novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o atendimento a pessoas com deficiência. Estão previstos sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros, assentos preferenciais, espaço para portadores de cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente.

Os novos trens geram cerca de 800 empregos, sendo 200 diretos e 600 indiretos, e são fabricados pelo consórcio Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil) – liderados pela Alstom do Brasil, com a participação da CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) e Bombardier. A entrega de todas as unidades está prevista para o segundo semestre de 2008. O investimento total da ordem de R$ 223,5 milhões.

Aumento da oferta

Com a entrega das novas composições e a conclusão das demais implementações no sistema, haverá significativo aumento na oferta de transporte na zona sul. Estima-se um crescimento da demanda diária de 45 mil usuários aos atuais 125 mil transportados na Linha C. Hoje, o percurso entre Osasco e Jurubatuba é atendido por 10 trens da série 3.000 (Siemens), fabricados na Alemanha, e outras seis unidades, da série 2.100, reformados na Espanha pela RENFE.

Da CPTM