Novos integrantes do Conselho da Condição Feminina tomam posse

Governador Serra presidiu posse no Palácio dos Bandeirantes

qua, 04/06/2008 - 21h05 | Do Portal do Governo

O governador José Serra presidiu na tarde desta quarta-feira, 4, a cerimônia de  posse dos novos membros do Conselho Estadual da Condição Feminina. Durante a solenidade no Palácio dos Bandeirantes, tomaram posse de seus cargos 32 novas conselheiras e a nova presidente, Rosemary Correia, que substitui Anelise Botelho, no cargo desde agosto de 2005.

“É uma honra muito grande transmitir o cargo para Rosemary, uma mulher admirável, que sempre lutou pelos direitos da mulher, especialmente as do estado de São Paulo. Que a determinação e a confiança em nosso propósito de amor à causa feminista possam guiar seus passos rumo a muitas conquistas”, disse Anelise Botelho, durante a cerimônia. “É com muito honra e orgulho que assumo a presidência deste Conselho. É um sonho que sempre tive e está se realizando no dia de hoje. Vou fazer o possível e o impossível para dar continuidade ao trabalho já feito”, disse, Rosemary.

Formular diretrizes e promover atividades que visem à defesa dos direitos da mulher sempre foram as bandeiras do Conselho Estadual da Condição Feminina. Criado em 1983 no governo de Franco Montoro, o Conselho é composto por 20 mulheres da sociedade civil, 10 do governo e uma representante do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP). O Conselho é consultivo e se renova a cada 4 anos.

Sobre sua importância, o governador lembrou que, segundo o IBGE em 2006, 29% das famílias brasileiras já eram chefiadas por mulheres. Segundo o mesmo instituto, nos últimos 10 anos o número de mães de família cresceu 79%. “Isso espelha uma mudança significativa para o nosso país, para a sociedade. Daí a necessidade da atuação do Conselho que garante as mulheres os seus direitos”, afirmou o governador José Serra.

Uma das maiores conquistas do Conselho foi a criação das Delegacias de Defesa da Mulher. “Ainda temos muita coisa a fazer, inclusive na questão da violência contra a mulher. Temos muito a inovar, principalmente, na conscientização além da ação, porque conscientizar é fundamental”, afirmou o governador. 

A nova presidente também afirma que o principal desafio do Conselho continua sendo a luta contra à violência “O que nós desejamos, agora, é fazer com que a lei Maria da Penha, que ria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, possa ser implantada efetivamente”, disse Rosamary, que conclui: “tenho certeza que no decorrer desta gestão, que assumimos hoje, teremos a oportunidade de fazer muita coisa para a mulher do estado de São Paulo, para que sua qualidade de vida seja melhor. Teremos a oportunidade de trabalhar, conhecer os problemas, em todos os segmentos, de articular as políticas públicas necessárias para a resolução de antigos e novos problemas”.

Mariana Garbin

C.M.