Novo sistema aumenta eficácia no combate ao crime

Ferramenta integrará bancos de dados já existentes com câmeras de vídeo e emitirá alertas automáticos de crimes em tempo real

qua, 16/04/2014 - 13h24 | Do Portal do Governo

São Paulo ganhou nesta quarta-feira, 16, o Detecta, um importante aliado para melhorar a segurança pública no Estado. Desenvolvido pela Microsoft, o software já utilizado para monitorar as ruas de Nova Iorque há sete anos é uma ferramenta de tecnologia de ponta que ajudará no patrulhamento, investigação, planejamento de combate a crimes e identificação dos padrões de delitos em cada localidade.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“É a primeira vez que sai dos Estados Unidos esse modelo de alarme, esse sistema de monitoramento inteligente e vamos implantá-lo aqui em São Paulo. Esperamos que ele esteja operando entre 90 e 120 dias”, anunciou o governador Geraldo Alckmin. O Governo do Estado investiu R$ 9,7 milhões para que São Paulo tenha o sistema de monitoramento inteligente.

photonews

Alertas automáticos serão emitidos para ajudar no trabalho policial, o que permitirá que PMs e policiais civis recebam informações de inteligência sem que seja necessário operar o sistema a todo momento. Os policiais terão acesso ao sistema por tablets e smartphones. “Com isso nós integramos todas as câmeras de vídeo do Estado, da prefeitura de São Paulo, da sociedade civil, banco de dados. Um software extremamente inteligente no sentido de fazer a integração de dados, buscas, alarmes, ou seja, uma ferramenta importantíssima hoje para a segurança pública e para o combate ao crime. Um grande passo e uma grande inovação”, completou Alckmin.

“Estamos inovando e usando o melhor em tecnologia, uma experiência exitosa de Nova Iorque que tem as mesmas características de São Paulo. Acreditamos que isso vai potencializar o trabalho da polícia, que terá uma ferramenta valiosíssima para a sua atuação, seja em atendimento de ocorrência, no trabalho de inteligência ou na investigação”, destacou o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella.

O sistema pode ser configurado para localizar suspeitos, veículos e objetos. Essas localizações podem ser feitas por sensores de leitura de placas ou por câmeras. No caso de um procurado pela polícia, toda vez que novas características desse indivíduo forem inseridas em algum dos sistemas das polícias, um alerta será acionado e apresentará o histórico completo.

As investigações também ganharão agilidade no acesso e no cruzamento de informações. Será possível, por exemplo, fazer buscas de um determinado nome e localizar em um mapa todas as ocorrências relacionadas a ele, seja na Polícia Militar, na Civil ou no Detran. “Esse sistema representa uma ferramenta indispensável para nós avançarmos em matéria de segurança pública tanto em termo de sistema de inteligência, como de investigação rápida, em tempo real. [O sistema] relaciona eventos criminosos a pessoas, coisas ou veículos, dando sustentação ao trabalho policial. Nós vamos ter a gestão de informações em quantidade, qualidade e tempo”, concluiu Grella.

Do Portal do Governo do Estado