A Companhia do Metrô terá uma renda adicional de R$ 166 mil por mês com a inauguração do novo Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, ao lado da Estação Tatuapé, na Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), nesta terça-feira, 8.
Essa arrecadação complementará a receita não-tarifária da Companhia, composta de valores obtidos com a locação de espaços, publicidade em trens e estações, participação no faturamento de shoppings e locação dos Terminais Rodoviários.
Os empreendedores vão explorar o Shopping Metrô Boulevard e o Shopping Metrô Tatuapé por 50 anos (até 2047), podendo ser renovado o contrato. Com essa parceria, o Metrô estima arrecadar mais de R$ 2 milhões ao ano, o que elevará de 15,9% para 19,4% o total das receitas não-tarifárias da Companhia.
No ano de 2006, o Metrô arrecadou R$ 56,5 milhões com receitas não-tarifárias. Somente a parceria dos shoppings proporcionou, no último ano, um acréscimo de R$ 9 milhões ao Metrô.Shopping Metrô Boulevard Tatuapé.
Com uma área construída de 60 mil metros quadrados, o novo shopping exigiu do grupo administrador do empreendimento um investimento de R$ 120 milhões, que vai gerar 1.500 empregos diretos e espera receber, diariamente, 70 mil pessoas.
O novo empreendimento na zona Leste da Capital criará um forte pólo comercial, com um espaço de 20.700 metros quadrados destinado à locação, onde serão instaladas 150 lojas, um complexo de cinemas com 1.750 lugares e praça de alimentação.
Assim como o Shopping Metrô Tatuapé já existente no local, o Boulevard Tatuapé será interligado ao transporte público urbano por meio dos trens do Metrô e da CPTM e dos terminais de ônibus urbanos, e contará com 800 vagas em seu estacionamento.
A instalação de um empreendimento com facilidades de transporte aumenta a força do pólo comercial. Ao todo, mais de 550.000 consumidores residem na região, ao norte da avenida Radial Leste.
Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos