Novo reitor da USP toma posse

Internacionalização da universidade será um dos destaques da administração de João Grandino Rodas

seg, 25/01/2010 - 17h26 | Do Portal do Governo

Retomando uma tradição que remonta à data de fundação da Universidade de São Paulo, em 1934, a posse de seu novo reitor, João Grandino Rodas, foi realizada no dia do aniversário da cidade, 25 de janeiro, em sessão solene do Conselho Universitário. Rodas foi eleito reitor em novembro passado, quando era diretor da Faculdade de Direito da USP, e substitui a profª Suely Vilela, na função desde 2005.

Dentre as principais propostas que Grandino tem apresentado está a de permitir que as unidades revejam, atualizem e modernizem seus cursos de graduação e de pós-graduação, levando em conta as grandes transformações da sociedade, e entre elas as que direta e indiretamente estão relacionadas com o papel e o funcionamento das novas tecnologias de informação e comunicação no mundo contemporâneo. Outra é reforçar os laços da USP com universidades e instituições internacionais por meio do intercâmbio de docentes e discentes. A universidade continuará buscando as melhores colocações em rankings internacionais, manterá os programas de duplo diploma de graduação, de co-tutela na pós-graduação e de obtenção de acreditação internacional.

Segundo o novo reitor, há outros fatores básicos que não podem ser deixados de lado pelas universidades que, como a USP, aspiram à internacionalização: a preocupação com idiomas estrangeiros, a criação de estruturas adequadas ao trato das relações internacionais, a oferta de disciplinas de pós-graduação e de graduação em línguas estrangeiras de grande penetração regional, como inglês e espanhol, além da disponibilização de boa estrutura de apoio para professores e alunos estrangeiros.

Também figura entre as prioridades do novo reitor a construção de um sistema próprio de avaliação dos cursos da USP, tanto de graduação quanto de pós-graduação, além de um incremento nos fundos de financiamento de pesquisas.

De acordo com o Secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Vogt, o professor João Grandino Rodas tem uma história de vida dedicada ao ensino e à pesquisa, além de ser um jurista de destaque. “Rodas teve, na condução da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, um papel que desde logo mostrou a sua capacitação para o grande desafio de conduzir, como reitor, a maior e mais importante universidade do Brasil e da América Latina”, afirma Vogt.

Vida acadêmica

Nascido em São Paulo em 1945, João Grandino Rodas possui quatro graduações: em Música, pela Faculdade de Música Sagrado Coração de Jesus (1964); em Educação, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1969), em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1969) e em Letras, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas (1970).

Sua formação inclui, ainda, três mestrados: em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1970); em Direto, pela Harvard Law School (1978) e em Diplomacia, pela Fletcher School of Law and Diplomacy (1985).

João Grandino Rodas possui, também, os seguintes títulos acadêmicos: Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (1973); Professor Livre-Docente em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1976); Professor Titular em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da UNESP (1990) e Professor Titular em Direito Internacional Privado pela Faculdade de Direito da USP (1993).

Na Faculdade do Largo de São Francisco, Rodas percorreu, desde 1971, todos os graus da carreira: de professor na graduação e na pós-graduação a chefe do Departamento de Direito Internacional (1998/2002 e 2006/2008) e diretor da Faculdade, com mandato entre 2006 e 2010.

Sua trajetória inclui também diversos livros e trabalhos publicados, além de artigos jornalísticos divulgados por veículos de comunicação como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e Correio Braziliense.

Da Secretaria Estadual de Ensino Superior