Novo modelo de contrato da Sabesp economiza 110 milhões de litros de água

Economia foi gerada na região da Chácara Flora; trabalhos similares são feitos em São Bernardo do Campo

qui, 18/02/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) adotou, em março do ano passado, um novo modelo de contrato, onde o fornecedor realiza estudos técnicos, obras e a remuneração varia de acordo com o desempenho e resultados.

Essa nova metodologia rende bons resultados: cerca de 110 milhões de litros de água foram economizados em um mês na região de Chácara Flora, zona sul da Capital. Além da recuperação do reservatório, a região recebeu uma nova unidade de bombeamento para abastecer pontos mais altos e distantes. A Sabesp também substituiu equipamentos e adotou técnicas para descoberta de vazamentos invisíveis ao otimizar as válvulas redutoras de pressão e utilizar geofones, um aparelho que detecta ruídos e perdas de água nos encanamentos.

Trabalhos similares também são feitos em São Bernardo do Campo, nas Vilas Mussolini e Cacilda. A experiência é tão positiva que foi apresentada no 25º Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), no Recife. Neste ano, serão duas exposições: no X Sibesa – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontece de 28 de fevereiro a 3 de março em Maceió/AL – e na Conferência sobre Perdas de Água da IWA 2010 – Water Loss 2010, que será realizada em São Paulo, entre 30 de maio e 2 de julho de 2010. A Conferência é referência no setor de saneamento por reunir os maiores especialistas sobre perdas de água em nível mundial.

Da Sabesp