Novo livro do IPT discute planos diretores municipais

A obra dá continuidade aos trabalhos do instituto no apoio às políticas públicas.

qui, 22/11/2007 - 13h42 | Do Portal do Governo

Foi lançado neste mês o livro Planos Diretores Municipais: Integração Regional Estratégica – Roteiro Metodológico, elaborado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

A obra dá continuidade aos trabalhos do IPT no apoio às políticas públicas. De acordo com Carlos Geraldo Luz de Freitas, pesquisador do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas (Cetae) do IPT e coordenador do projeto, a publicação busca “suprir de forma sintética a falta de diretrizes que possibilitem abordagem regional na elaboração de planos diretores”. Plano Diretor é o documento que determina as diretrizes gerais da política de desenvolvimento e de expansão urbana para as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes.

“O livro está dentro do objetivo do IPT de analisar os problemas de maneira abrangente e integrada, e não apenas ressaltar determinado ponto”, afirma o diretor-presidente do IPT, Vahan Agopyan. O instituto estuda há muito tempo a questão da habitação, especialmente as edificações. “Os primeiros planos diretores (paulistas) foram traçados e debatidos no IPT”, informa Agopyan. 

Modelos alternativos – O texto procura contribuir para a estruturação de planos diretores municipais, levando em conta a integração regional como forma estratégica para o desenvolvimento urbano adequado. Freitas explica que o trabalho trata de temas regionais, de interesse local. O desafio está em como concretizar a idéia de integração. Modelos alternativos de gestão regional foram apontados, para permitir sua incorporação ao planejamento, de acordo com as realidades políticas e sociais locais.

A pesquisadora Ros Mari, da equipe do Cetae que elaborou a obra, afirma que está sendo pensado novo trabalho do IPT dedicado aos planos de bairro, instância menor do planejamento territorial urbano. “Pretendemos fazer um detalhamento maior no território a partir do plano diretor estratégico”, explica Mari. A perspectiva é de que o projeto tenha início em 2008. A especialista é representante da comunidade científica no Habitare, programa de tecnologia da habitação apoiador do projeto que deu origem ao livro recém-lançado.

SERVIÇO

Livro Planos Diretores Municipais: Integração Regional Estratégica – Roteiro Metodológico edemais publicados na coleção Habitare são de uso público e estão disponíveis no site www.habitare.org.br 

Do IPT